Hino 249 - Na manjedoura


Num berço de palha dormia Jesus,
O meigo menino que ali veio à luz.
Num rude presépio, de noite, em Belém,
Enquanto as estrelas brilhavam além.

O gado inquieto, se põe a mugir,
Mas ele não teme e desperta a sorrir!
Eu te amo, Jesus! Vem meu sono velar,
Até quando o sol no horizonte raiar.

Tu foste criança, nasceste em Belém!
Por isso às crianças atendes também.
Desejo ter sempre ao meu lado, Senhor,
A tua presença tão cheia de amor. Amém.

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a celebração do nascimento de Jesus em Belém e sua natureza como uma criança. O hino destaca a humildade do berço de palha em que ele dormia e a presença amorosa de Jesus, que atende às crianças e desperta sorrindo. O hino expressa o desejo de ter sempre a presença amorosa de Jesus ao nosso lado.

Teologia do hino:
O hino traz uma mensagem sobre a encarnação de Jesus e sua natureza humana e divina. Ele apresenta Jesus como o meigo menino que nasceu em Belém, em um berço de palha, e como alguém que atende às crianças. Isso reflete a ideia bíblica de que Jesus veio como um ser humano, mas também como o Filho de Deus. O hino destaca ainda a importância de amar Jesus e de ter a sua presença amorosa em nossas vidas.

Textos bíblicos:
- Lucas 2:7: "E deu à luz seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem."
- Mateus 19:14: "Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus."

Metáforas e simbologia:
- "berço de palha": O berço de palha é um símbolo da humildade com que Jesus nasceu. Ele representa a aceitação da pobreza e da fragilidade humana por parte de Deus, e a valorização da simplicidade e da humildade como virtudes cristãs.
- "meigo menino": Essas palavras descrevem a natureza amorosa e gentil de Jesus como um ser humano. Ele é apresentado como alguém que desperta sorrindo, mesmo diante dos sinais de inquietude e medo do gado no presépio.

Aplicação prática:
O hino nos convida a valorizar a humildade, a simplicidade e a presença amorosa de Jesus em nossas vidas. Ele nos lembra da importância de amar Jesus e de ter a sua presença amorosa ao nosso lado, especialmente quando enfrentamos temores e inquietudes. Podemos aplicar essa mensagem em nossa vida cotidiana, buscando viver com humildade, simplicidade e amor, e confiando na presença amorosa de Jesus em nossas vidas.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado no período do Natal, durante cultos e celebrações que rememoram o nascimento de Jesus e sua natureza como uma criança. Também pode ser utilizado em outros momentos que enfatizem a importância do amor por Jesus e da presença amorosa dele em nossas vidas.



Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: