Hino 248 - No humilde presépio


No humilde presépio, sem ter nada seu,
Jesus, pobrezinho, sem teto nasceu!
Os céus estrelados, fulgentes de luz,
Abrigam o meigo e divino Jesus.

Desejo a teu lado viver, meu Senhor;
Amar-te e servir-te, Jesus Salvador.
Aos teus pequeninos pedimos guardar
Até que possamos contigo morar. Amém.

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a humildade e a pobreza com que Jesus nasceu, em um humilde presépio. O hino reflete o desejo de viver ao lado de Jesus, amá-lo, servir-lhe e pedir que ele guarde os pequeninos até que possamos morar com ele.

Teologia do hino:
O hino traz uma mensagem sobre a encarnação de Jesus e sua missão como Salvador. Ele apresenta Jesus como o pobre e humilde Salvador, que nasceu em um presépio sem ter nada seu. Isso reflete a ideia bíblica de que Jesus veio como um servo, para dar sua vida em resgate por muitos. 

O hino destaca também a importância do amor por Jesus e do serviço a ele, como uma resposta ao seu amor e graça. Finalmente, ele expressa o desejo de morar com Jesus e a confiança em sua proteção e cuidado pelos pequeninos.

Textos bíblicos:
- Lucas 2:7: "E deu à luz seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem."
- Filipenses 2:7-8: "Antes, esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."

Metáforas e simbologia:
- "presépio": O presépio é um símbolo da humildade e simplicidade com que Jesus nasceu. Ele representa a aceitação da pobreza e da fragilidade humana por parte de Deus e a valorização da simplicidade e da humildade como virtudes cristãs.

- "meigo e divino Jesus": Essas palavras descrevem a natureza de Jesus como um ser humano e como o Filho de Deus. Ele é apresentado como alguém gentil e amoroso, mas que ao mesmo tempo tem uma natureza divina e sobrenatural.

Aplicação prática:
O hino nos convida a valorizar a simplicidade e a humildade, como características importantes da vida cristã. Ele nos lembra da importância do amor por Jesus e do serviço a ele, como uma resposta ao seu amor e graça. 

Podemos aplicar essa mensagem em nossa vida cotidiana, buscando viver de forma humilde e servir aos outros como Jesus fez, valorizando a simplicidade e a humildade como virtudes cristãs.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado no período do Natal, durante cultos e celebrações que rememoram o nascimento de Jesus e sua humildade. Também pode ser utilizado em outros momentos que enfatizem a importância do amor por Jesus e do serviço a ele, como uma resposta ao seu amor e graça.


Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: