Hino 232 - Pequena vila de Belém


1. Pequena vila de Belém,
Repousa em teu dormir,
Enquanto os astros lá no céu
Estão a refulgir.
Porém, nas tuas trevas
Resplende eterna luz,
Incomparável, divinal:
Nasceu o bom Jesus!

2. Da virgem mãe nasceu Jesus!
Vós anjos proclamai
As boas-novas lá dos céus,
E a Deus louvores dai!
Estrelas matutinas,
Em hinos de louvor,
Aos anjos e homens proclamai
De Deus o eterno amor.

3. O dom glorioso, divinal
Nenhum estrondo faz,
Assim, aos homens, o Senhor
Concede graça e paz.
Sereno e sem alarde
Vem ele ao mundo assim,
Trazendo aos homens Redenção,
Amor e paz sem fim.

4. Oh! Vem morar nos corações,
Divino Rei, Jesus,
E faze-os entrever no céu
Visões da tua luz.
Ali proclamam anjos
De Deus o amor fiel!
Oh! Vem, Senhor, aqui reinar,
Eterno Emanuel. Amém.

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a mensagem do nascimento de Jesus Cristo em Belém, que traz uma luz eterna para o mundo e salvação para todos os que creem nele. O hino enfatiza a alegria da mensagem do evangelho e a importância da adoração e louvor a Deus.

Teologia do hino: O hino "Pequena vila de Belém" apresenta uma teologia cristã que enfatiza a encarnação de Jesus Cristo, que veio ao mundo como uma luz eterna para trazer a salvação para todos os que creem nele. O hino destaca a importância da adoração e louvor a Deus, que enviou seu Filho para redimir a humanidade. A teologia do hino se concentra na pessoa de Jesus Cristo como o Redentor e Salvador da humanidade.

Textos bíblicos: O hino está baseado em várias passagens bíblicas que falam sobre o nascimento de Jesus Cristo, incluindo Lucas 2:1-20 e Isaías 9:6.

Metáforas e simbologia: As principais metáforas e simbolismos do hino estão relacionados à luz eterna que Jesus Cristo traz para o mundo e à adoração e louvor a Deus. Expressões como "virgem mãe", "anjos", "estrelas matutinas", "divino Rei" e "Emanuel" são usadas para descrever a obra de Deus em Cristo e seu significado para a vida dos crentes. O hino também usa a metáfora da paz e da Redenção para descrever a importância da mensagem do evangelho na vida dos crentes.

Aplicação prática: O hino "Pequena vila de Belém" nos lembra da importância da adoração e louvor a Deus, que enviou seu Filho para trazer a salvação para todos os que creem nele. Ele nos encoraja a celebrar o Natal como uma oportunidade de lembrar o nascimento de Jesus Cristo e a compartilhar a mensagem do evangelho com os outros. Como cristãos, devemos viver em conformidade com os ensinamentos de Cristo e buscar adorá-lo em espírito e em verdade.

Quando cantar: Este hino é apropriado para épocas litúrgicas como advento ou natal, bem como para ocasiões especiais, como cultos de adoração ou celebrações de aniversário da igreja. Também pode ser cantado em momentos de reflexão pessoal, como em momentos de oração ou devoção individual.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: