Hino 196 - Gozo, Esplendores, Venturas


Oh, quanto gozo, esplendores, venturas,
Hão de fruir as fiéis criaturas!
Paz e descanso terão os cansados,
Pelo Senhor serão galardoados!

Jerusalém, oh, celeste cidade
Pátria gloriosa de felicidade;
Lar ideal, sem pecado, sem jaça,
Sob o império inefável da Graça!

Na mais completa e feliz harmonia,
Regozijando em perene alegria,
Nós cantaremos eternos louvores,
Com gratidão ao Senhor dos senhores

De glória eterna, Senhor, te cobriste!
Em ti, de ti e por ti tudo existe!
Nós te adoramos na voz deste canto,
Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo. Amém.

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a esperança do cristão na vida eterna em Jerusalém, a cidade celestial, onde os fiéis criaturas desfrutam de gozo, esplendores e venturas, paz e descanso. O hino destaca a harmonia e a alegria eterna dos salvos em louvores ao Senhor dos senhores.

Teologia do hino: O hino expressa a teologia da vida eterna em Cristo, que é vista como a esperança dos fiéis criaturas em fruir gozo, esplendores e venturas em Jerusalém, a cidade celestial, onde não há pecado nem jaça, mas apenas a presença inefável da Graça. A figura de Deus é vista como o Senhor dos senhores, que cobre-se de glória eterna e é adorado na voz deste canto, como Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo.

Textos bíblicos:
- "Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar o seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade." (Hebreus 11:16)
- "E não vi nela templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro." (Apocalipse 21:22)
- "E ali não haverá mais maldição, porque o trono de Deus e do Cordeiro estará nela, e os seus servos o servirão." (Apocalipse 22:3)

Metáforas e simbologia:
- "Jerusalém": A figura de Jerusalém simboliza a cidade celestial, a pátria gloriosa de felicidade, onde os fiéis criaturas desfrutam de paz, descanso e galardão.
- "Império inefável da Graça": A figura do império inefável da Graça simboliza a presença de Deus na cidade celestial, onde não há mais pecado nem jaça, mas apenas a Graça que governa.
- "Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo": A figura da Trindade simboliza a adoração do povo de Deus na cidade celestial, onde os salvos louvam ao Senhor dos senhores.

Aplicação prática:
O hino nos encoraja a manter nossa esperança na vida eterna em Cristo e a buscar viver em harmonia e alegria com os irmãos em Cristo, louvando ao Senhor dos senhores. Isso envolve a compreensão da importância da cidade celestial como nossa verdadeira pátria e a busca pela presença da Graça em nossas vidas.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração e celebração da vida eterna em Cristo, especialmente quando se deseja enfatizar a esperança do cristão na cidade celestial e o louvor ao Senhor dos senhores. Também pode ser apropriado em momentos de reflexão sobre a importância da comunhão dos santos e da presença da Graça em nossas vidas.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: