Hino 154 - Segurança e Paz


Pelo vale escuro seguirei, Jesus,
Mas por ti seguro, vendo a tua luz,
O meu passo incerto Tu dirigirás!
Ao sentir-te perto nunca perco a paz!

Os espinhos tantos, que nos vem sangrar,
São remédios santos para nos curar.
Onde existe a graça que nos vem dos céus,
Tudo o que se passa mostra o amor de Deus.

Não há dor que seja sem divino fim;
Faze, ó Deus, que a Igreja compreenda assim!
E apesar das trevas possa ver, Senhor,
Que Tu mesmo as levas com imenso amor.

Breve a noite desce, noite de Emaús!
E meu ser carece de te ver, Jesus!
Companheiro amigo, que ao meu lado vens,
Sim estás comigo, sempre me sustém. Amém.

Ênfase do hino: 
A ênfase principal do hino é a segurança em Jesus em meio às dificuldades da vida, especialmente em momentos de dor e sofrimento. 

O hino destaca a importância da confiança em Jesus como aquele que dirige nossos passos e nos sustenta em todos os momentos. 

O hino também enfatiza a importância de ver as dificuldades da vida como remédios divinos e como expressões do amor de Deus por nós.

Teologia do hino: 
O hino enfatiza a importância da segurança em Jesus em meio às dificuldades da vida, mostrando que ele é aquele que dirige nossos passos e nos sustenta em todos os momentos. 

Ele destaca a importância de ver as dificuldades da vida como remédios divinos, que nos curam e nos conduzem a uma maior intimidade com Deus. 

O hino também enfatiza a importância do amor de Deus em meio às nossas dificuldades, mostrando que ele está sempre presente e nos sustentando em todo tempo.

Textos bíblicos: 
O hino é baseado em vários textos bíblicos que falam da segurança em Jesus em meio às dificuldades da vida, como Salmo 23:4, que diz: 

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo." 

O hino também faz referência à importância de ver as dificuldades da vida como remédios divinos, mencionado em várias passagens bíblicas, como Hebreus 12:11, que diz: 

"Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados."

Metáforas e simbologia: 
O hino utiliza a metáfora do companheirismo de Jesus para descrever a segurança e o amparo que ele nos oferece em meio às dificuldades da vida. 

A expressão "Companheiro amigo, que ao meu lado vens" é uma metáfora para descrever a presença de Jesus em todos os momentos da vida. 

A simbologia dos espinhos é usada para descrever as dificuldades da vida como remédios divinos que nos curam, enfatizando a importância de ver as dificuldades da vida como uma forma de crescimento espiritual.

Aplicação prática: 
O hino nos encoraja a confiar em Jesus como aquele que nos dirige e nos sustenta em meio às dificuldades da vida. 

Ele nos lembra da importância de ver as dificuldades da vida como remédios divinos que nos curam e nos conduzem a uma maior intimidade com Deus. 

O hino é uma expressão de submissão e confiança em Jesus como nosso companheiro e amigo fiel.

Quando cantar: 
Este hino é apropriado para qualquer ocasião de adoração ou louvor, especialmente durante momentos de reflexão sobre a segurança e o amparo de Jesus em meio às dificuldades da vida. 

Pode ser particularmente significativo em momentos de dor e sofrimento, lembrando-nos de que Jesus está sempre presente e nos sustentando em todo tempo. 

Também pode ser apropriado em momentos de celebração da presença de Jesus em nossa vida, e da importância de ver as dificuldades da vida como uma forma de crescimento espiritual.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: