Hino 064 - Grata Memória


1. Nunca meus lábios cessarão, ó Cristo,
De bendizer-te, de cantar-te glória;
Pois guardo na alma teu amor imenso:
Grata memória!

2. Quando perdido vagueava aflito,
E em densas trevas meu andar seguia,
Tu me buscaste, lá dos céus mandando
Luz que me guia!

3. Quando oprimido por mundano jugo,
Em maus caminhos eu me angustiava,
Deu-me descanso tua voz tão terna,
Que me chamava!

4. Aos fortes braços eu corri confiante,
Meigo e bondoso, não me recusaste;
Em teu imenso, suave amor, tão puro,
Me agasalhaste!

5. Oh! Nunca, nunca cessarão meus lábios
De bendizer-te, de cantar-te a glória;
Pois em minha alma Tu és sempre, ó Cristo,
Grata memória! Amém.

Ênfase do hino:
O hino 64, "Grata Memória", enfatiza a gratidão pelo amor imenso de Cristo e como Ele resgata, guia e conforta aqueles que se encontram perdidos e oprimidos. O título "Grata Memória" refere-se à lembrança afetuosa e agradecida do amor de Cristo e de como Ele age na vida do fiel.

Textos bíblicos: 
O hino se baseia em Lucas 15.4-5, que diz "Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E, achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso". 

Outra referência bíblica presente no hino é João 8.12, onde Jesus afirma "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."

Teologia do hino: 
A teologia por trás do hino 64 aborda a misericórdia e a graça de Cristo, que busca e salva os perdidos. As imagens poéticas do hino incluem "perdido vagueava aflito" e "densas trevas", que representam a condição humana sem Cristo; "lá dos céus mandando / Luz que me guia", que simboliza a orientação e a presença de Cristo na vida do crente; e "fortes braços", que ilustram o amparo e o refúgio encontrados em Cristo.

Aplicação prática: 
A mensagem do hino 64 é aplicável no cotidiano ao lembrar a importância de agradecer a Deus por Seu amor e cuidado, reconhecendo o papel de Cristo como Salvador e refúgio. Também incentiva a buscar a presença de Cristo em momentos de dificuldade e desânimo, confiando no amor dEle para nos guiar e sustentar.

Quando cantar: 
O hino "Grata Memória" é apropriado para momentos de reflexão e gratidão, como celebrações de aniversário, ações de graças, ou cultos de oração. Também pode ser cantado em ocasiões que enfatizam o amor e a misericórdia de Cristo, como durante a Quaresma ou em mensagens sobre a parábola da ovelha perdida.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: