Sábio e paciente


Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente (2Tm 2.24).

Li uma história que dizia que um grande empresário tinha um empregado que era muito desagradável. Estava sempre muito mal disposto, resmungava com tudo e arranjava problemas com todas as pessoas da empresa. 

Além disso, era muito malcriado com ele. Indignados com a sua atitude, os outros funcionários imploravam ao patrão que o mandasse embora, que o substituiriam no seu trabalho.

Então o empresário respondia: E sem ele, como é que vou treinar a minha paciência? Consta que ao fim de uns anos, tratado carinhosamente pelo patrão, o empregado aprendeu a se comportar. 

Quando algo ou alguém te irritar lembre-se desta história. No lugar de revidar pense apenas que é um exercício para que você aprenda a ser mais paciente.

Desenvolver a paciência é algo muito importante. O controle emocional nos ajuda a tomar as melhores decisões. Com calma alcançamos nossos objetivos. Quem perde a paciência desiste, agride. Sem paciência destruímos a nós mesmos, vivemos sem paz, sem alegria.

Podemos sempre aprender sobre como ser paciente com Deus. Repare que Deus é muito paciente, cumpre suas promessas, é fiel. Deus perdoa e é misericordioso, ao mesmo tempo não deixa de corrigir o faltoso, nem deixa o pecado sem punição. 

Ser paciente não significa tolerar tudo sem fazer nada. Paciente é quem tem controle de sua força. O paciente não exagera em sua reação. Não age vingativamente. Com sabedoria toma a melhor decisão, sabendo controlar suas emoções.

O Salmo 145.8 diz que “o Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor”. Este texto nos revela um ingrediente imprescindível para a paciência existir, o amor. 

Com afeição conseguimos ultrapassar a visão de amargura, o ódio e temos paciência. Que sejamos fortes, que possamos agir com sabedoria e paciência diante das provocações. “O paciente dá prova de grande entendimento” (Pv 14.29a).

Grande valor tem o espírito manso.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: