Bajulador



Não serei parcial com ninguém, e a ninguém bajularei (Jó 32.21). 

Conta-se que um homem humilde estava sobrevivendo numa dieta miserável de pão e ervilhas. Seu vizinho, que também se dizia um homem sábio, morava num palacete e deliciava-se com refeições suntuosas oferecidas pelo próprio imperador. 

Um dia, o vizinho interpelou o homem humilde e disse: Se você ao menos aprendesse a bajular o imperador e ser subserviente como eu, não precisaria viver de pão e ervilhas. 

Rapidamente, ele respondeu: E se você ao menos aprendesse a viver de pão e ervilhas como eu, não precisaria bajular e ser subserviente ao imperador. 

Ser um bajulador é ter uma postura perigosa. Até parece uma atitude vantajosa, mas a vantagem é acompanhada pelo pecado da mentira e da falsidade. 

Provérbios 28.23 diz: “O que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua”. 

Aquele que só sabe bajular logo é descoberto e aquilo que era vantagem torna-se sua mina. Jó disse: “não sou bom em bajular; se fosse, o meu Criador em breve me levaria”. Ele acreditava que se ele fosse um bajulador seria castigado por Deus. 

O bajulador é o adulador; aquele que elogia as qualidades de outra pessoa com algum tipo de interesse pessoal. Lisonjeia, enaltece exageradamente alguém. Não devemos fazer isso. Precisamos nos policiar, pois a falsidade é um grande mal. 

Elogiar alguém para obter vantagem é uma atitude baixa. Além de mentir para os outros, está enganando a si mesmo. Se for o caso, é melhor passar por necessidade sendo verdadeiro do que obter vantagem através da bajulação. 

Provérbios 16.8 afirma: “Melhor é o pouco, havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça”. 

No lugar de utilizarmos a sabedoria do mundo, devemos nos firmar nas promessas de amparo divino. Como diz o salmista: “O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos” (SI 138.8). 

Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: