Os três valentes (1) - Fé Corajosa



Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu, quem o pode desfazer? - Isaías 43.13 

Como ficamos impressionados com algumas histórias de vida de pessoas que são verdadeiros heróis. Vidas altruístas que nos fazem perceber nossa pequenez, mas ao mesmo tempo nos incentivam a fazer mais e a ser mais. 

Davi tinha pelo menos trinta e sete homens que formavam o seu conselho de guerra, seus valentes. Eram homens com os quais ele se aconselhava para a batalha. Andavam juntos. 

Mas desses trinta e sete, havia um grupo especial de cinco. Dos cinco, três eram considerados cabeças. Estes três eram Josebe-Bassebete, Eleazar e Sama. 

Josebe-Bassebete chamado de Jasobeão (1Cr 11.11) era o principal dos três. A Bíblia conta que ele, “numa ocasião, com uma lança, enfrentou oitocentos homens numa mesma batalha e os matou” (2 Sm 23.8). 

Eles estavam lutando, guerreando e ele, com a sua lança, foi contra oitocentos e os feriu de uma só vez. Com certeza foi uma atitude muito valente. 

Ele poderia ter corrido ou esperado a morte sentado, mas creio que ele deve ter pensado “eu não posso ficar parado, eu tenho que tentar algo.” 


Ele deve ter ouvido alguém dizendo: “não vá... isso é suicídio”. Mas, como um grande valente, diante da impossibilidade, confiou em Deus. 

Não devemos desanimar diante das aparentes impossibilidades. 

No evangelho de Marcos encontramos um pai que tinha um filho doente e já estava sem esperanças. Ele diz a Jesus: “se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos”.

Jesus responde dizendo: “Se podes? Tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23). Então, com lágrimas, o pai do menino disse: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” 

As coisas mais impossíveis, como vencer batalhas, suportar o peso dos problemas e tentações, podem se tornar possíveis. Precisamos clamar a Deus pedindo que ele nos dê o livramento e a fé necessários para nos fortalecer. 

Precisamos, como um valente, crer no impossível. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: