Vamos consultar a Deus


Peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, 
seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los
Romanos 1.10b  (leia também 1 Reis 22.4-8)

O rei Josafá, de Judá, se uniu com Acabe, rei de Israel, para uma batalha. Antes de saírem para a guerra, Josafá falou a Acabe: “Peço que busques primeiro o conselho do Senhor” (v.5). 

Acabe então reuniu seus profetas que afirmaram que a vitória estava garantida. Mas Josafá perguntou se não havia nenhum outro profeta para ser consultado. 

Acabe disse que existia mais um, o profeta Micaías, mas ele só profetizava coisas ruins. E realmente foi o que aconteceu, Micaías é chamado e profetizou a morte de Acabe. 

Quero ressaltar a diferença entre estes dois reis. Enquanto Josafá quer consultar a Deus antes da batalha, Acabe nem se importava com isso. 

Quando ele, a pedido de Josafá, resolve consultar a Deus, chama os seus profetas. Estes estavam mais interessados em agradar o rei do que em falar a verdade. Só pela insistência de Josafá que o profeta Micaías foi lembrado. 


“Primeiro vamos consultar o Deus eterno”. Nem sempre é fácil consultar a Deus antes de tomar uma decisão, de sair para uma ação. 

Afinal, consultar a Deus pode “estragar” nossos planos. E se Deus não aprovar minha decisão? É mais fácil mandar prender o profeta, como fez Acabe, do que ouvir a verdade. 

Parece melhor nos cercarmos de conselheiros e amigos que nos incentivam a fazer o que gostamos do que perguntar para Deus qual é a sua vontade. Erramos quando fechamos nossos ouvidos para o que Deus fala, quando ignoramos seus avisos. 

Acabe disse que o profeta só profetizava coisas ruins. Na verdade, ruins eram a vida, as decisões e as vontades do rei Acabe. 

Quando vivemos fazendo o que desagrada a Deus, não podemos esperar que ele concorde conosco e nos incentive. Deus disciplina a quem ama, não dá prêmios àqueles que se afastam da sua vontade. 

Primeiro vamos consultar a Deus… Somente sua vontade deve ter peso em nossas decisões. Dela não podemos fugir e nela tomamos as decisões sábias da vida a as ações que nos fazem felizes. 

Fazer o bem, só conforme a vontade de Deus.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: