O que você é

Foto: ambermb
Tornei-me um exemplo para muitos, porque tu és o meu refúgio seguro
Salmos 71.7 

“O que você é” é tão importante quanto “o que você faz”. “O que você é fala tão alto, que não consigo ouvir o que você está dizendo” (Ralph Waldo Emerson). 

Estas frases se tornaram conhecidas e muito divulgadas pela verdade que elas carregam. Não adianta falar bem e viver mal. Ninguém vai acreditar em uma declaração de amor de um assassino. Não podemos ouvir conselhos de honestidade de um ladrão sem achar engraçado. 

Dizem que esta frase surgiu da seguinte história: 

Era uma tarde ensolarada de sábado e Ralph estava levando seus dois garotos para jogar minigolfe. Ele foi até o sujeito na bilheteria e disse: 
- Quanto é a entrada? 

O jovem respondeu: 
- Três dólares para o senhor e três dólares para cada garoto acima de seis anos. A entrada é livre para as crianças de seis anos ou menos. Quantos anos eles têm? 

O homem respondeu: 
- Um tem três e o outro tem sete, então, acho que eu lhe devo seis dólares. 

O homem da bilheteria disse: 
- Ei, o senhor acabou de ganhar na loteria ou coisa parecida? O senhor poderia ter economizado três dólares. Poderia ter dito que o mais velho tinha seis anos; eu não saberia a diferença. 

O homem replicou: 
- É, pode ser; mas os garotos saberiam. 

Como Ralph Waldo Emerson disse, “o que você é fala tão alto, que eu não consigo ouvir o que você está dizendo”. 


Dar bons exemplos é tão importante e em muitos casos mais importante do que falar palavras bonitas. As crianças, principalmente, irão aprender mais com o que os seus pais fazem do que com algumas palavras que dizem. 

Quanto mais dermos bons exemplos, mais pessoas poderão seguir por caminhos melhores. Vendo que existe uma forma mais ética, mais honesta de viver poderão também fazer coisas boas. 

Que possamos como Paulo dizer: “Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos” (Fp 3.17). 

Dar um bom exemplo é a melhor forma de expressar uma verdade.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: