Cristo, nossa esperança


Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte
Filipenses 3.10 

Após um final de semana muito difícil, dois dos discípulos de Jesus retornam no caminho de Emaús. Seus corações estavam chocados. Traição, açoites, morte de cruz. Como isso aconteceu com alguém que compartilhava amor?



Ressurreto, Jesus põe-se a andar com eles. Eles conversam com aquele novo companheiro no caminho, mas abatidos pela desesperança, não o reconhecem. 

No caminho, eles declaram: “Ora, nós esperávamos que fosse ele quem haveria de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam” (Lc 24.21). 

Encontramos aqui um exemplo de desesperança – Eles disseram "Nós esperávamos…”, não esperavam mais. 

A desesperança é a marca na vida de muita gente. Gente sem sonho. Gente que perdeu a capacidade de acreditar que as coisas podem melhorar. Muitos perderam a esperança. Não esperam mais nada. 

A desesperança cega nossa visão de diversas formas. Não nos deixa ver que Deus está bem próximo de nós. Não nos deixa ver as boas coisas. 


O pensamento fica fixo às ocorrências e notícias ruins. Tomados pela desesperança não acreditamos nas notícias boas que nos são ditas, como aqueles homens que não levaram a sério quando algumas pessoas falaram que Jesus havia ressuscitado. 

Em Lucas 24.25 vemos que Jesus chama a atenção daqueles homens dizendo: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!” 

A esperança daqueles homens só renasceu quando descobriram quem estava ao lado deles todo o tempo.

Ficaram muito alegres quando perceberam que Cristo havia ressuscitado e não estava morto como pensavam. Nossa esperança renasce quando olhamos para Deus mais vezes do que olhamos para as circunstâncias. 

Em Efésios 1.18, Paulo faz uma linda oração que diz: “Oro também, para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou”. 

Que Deus abra nossos olhos para a esperança que há em Cristo Jesus.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: