Acertar, sorte ou talento?


Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês - 1 Pedro 5.7 

Conta a história que um rei mandou fazer um anel com uma pedra preciosa. Depois ordenou aos soldados que colocassem o anel no alto de um enorme poste de madeira, e convocou a população: 

— Quem conseguir atirar uma flecha que passe pelo centro do anel o receberá de presente com mais cem moedas de ouro.

Quatrocentas pessoas ofereceram-se para atirar suas flechas. Todas o fizeram. E todas erraram.

Perto dali, um jovem brincava com seu arco, quando uma das flechas atiradas por ele foi desviada pelo vento, aproximou-se do poste e atravessou o centro do anel. 

O rei premiou o rapaz com a joia e as moedas de ouro. Assim que saiu do palácio, a primeira coisa que o jovem fez foi queimar seu arco e suas flechas. 

— Por que está fazendo isso? — perguntou um passante. 
— Um homem deve entender que às vezes a sorte bate à sua porta, mas jamais deixar que ela o engane e termine convencendo-o de que ele tem talento. 



Muitas conquistas em nossa vida estão relacionadas ao nosso trabalho e dedicação, mas algumas vezes acertamos flechas mesmo sem mirar no alvo. 

Muitas vitórias que temos no decorrer da nossa história são como flechas desviadas pelo vento. Somos presenteados com surpresas do acaso, com brindes da graça, mimos do amor de Deus. É fato que existe trabalho sem recompensa e recompensa sem trabalho. 

Mas não compete a nós querer entender, muito menos julgar a Deus. Devemos sim, sempre em tudo dar graças. Não devemos ficar parados esperando pela sorte.

Precisamos desenvolver nossos talentos, fazer a nossa parte, plantar nossa semente sabendo que só Deus poderá dar o crescimento. 

Quando fazemos a nossa parte aprendemos a ter humildade para reconhecer que muito do que temos não é por mérito próprio e também não nos sentimos culpados quando não acertamos o alvo, mesmo fazendo o melhor que pudemos. Aprendemos a descansar e entregar nosso futuro a Deus. 

Deus conhece o tempo e a medida certa de cada coisa. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: