A divindade de Cristo (6)


Chegamos ao final de nossa jornada sobre a pessoa de Cristo. Mostramos as evidências bíblicas que confirmam sua humanidade, bem como sua divindade. Para finalizarmos essa série, responderemos a seguinte questão: por que é vital a divindade de Jesus?


1. Porque Cristo é o único habilitado. 
Wayne Grudem afirma que “só alguém que fosse Deus infinito poderia arcar com toda a pena de todos os pecados de todos os que cressem nele – qualquer criatura finita não seria capaz de arcar com tal pena”.

2. Porque Cristo é o único salvador. 
A Escritura revela que a salvação pertence ao Senhor (Jn 2.9). Além disso, toda a Bíblia deixa claro que nenhum ser humano ou qualquer outra criatura poderia salvar o pecador. Em Ap 7.10, Cristo é exaltado por isso. Assim lemos: “Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”.


3. Porque Cristo é o único mediador. 
Somente um homem plenamente divino poderia ser o mediador entre Deus e o pecador (1 Tm 2.5). Isso ocorreu tanto para conduzir o homem de volta a Deus quanto para revelar Deus de forma perfeita. Em Colossenses 1.15 lemos: “Este [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”.

Conclusão. 
Se Jesus não fosse plenamente Deus não seria capaz de levar sobre si as punições decorrentes do pecado. Consequentemente, não haveria salvação, tampouco a possibilidade de sermos reconciliados com Deus. Que jamais nos afastemos de tais verdades e que tenhamos como propósito na nossa vida intensa adoração e gratidão ao Cordeiro.

Por Carlos Eduardo Pereira de Souza

Índice - Quem é Jesus Cristo
01 - A concepção e nascimento de Jesus
02 - Características da sua humanidade
03- Os motivos da encarnação (1)
04- Os motivos da encarnação (2)
05 - Os motivos da encarnação (3)
06 - Evidências da divindade de Jesus (1)
07 - Evidências da divindade de Jesus (2)
08 - Evidências da divindade de Jesus (3)
09 - Sinais da divindade (1)
10 - Sinais da divindade (2)
11 - A importância da divindade de Jesus
12 - O ofício sacerdotal de Cristo
13 - O ofício profético de Cristo
14 - O ofício real de Cristo

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: