Nenhum pardal... nenhum fio de cabelo


"E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados" - Mateus 10.28-33 

Ninguém tem maior cuidado para com este planeta em todos os seus detalhes e minúcias do que Deus. O homem se espanta à medida que avança nos seus conhecimentos científicos ao ver a meticulosidade do Criador na criação, manutenção e preservação de tudo. 

Diante destes fatos o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos convida a ter uma vida calma e tranquila nesta existência uma vez que Deus sabe conhece o que se passa conosco, sejam tristezas ou temores, cuidando de cada um. 

O Senhor revela ainda, que, à nossa vista, o insignificante pardal ou o nosso precioso fio de cabelo estão sob o cuidado e controle dEle. Ao descrever sobre o pardal e o fio de cabelo nosso Senhor quer que aprendamos que: 

1 - HÁ UMA ATENÇÃO DIVINA EM CADA DETALHE DA NOSSA VIDA 
"Até os cabelos todos da cabeça estão contados" 

O que Jesus quis dizer com este "até os cabelos..."? São Milhares de Fios. Porém, nesta grande quantidade cada um deles está contado e por sua vez é notado o curso de sua existência, de sua duração, de tal maneira que, seja a morte do pardal, ou seja, a queda de um fio de cabelo Deus vê. 

Entre bilhões de seres humanos há a atenção especial de Deus para com cada um deles. O sol, a chuva, o mantimento tudo vem no seu devido tempo para suprir as necessidades humanas. Dentre os milhares de problemas e circunstâncias de cada um de nós, há a atenção de Deus para com cada uma delas.



2 - HÁ UM VALOR ESPECÍFICO EM CADA COISA DA NOSSA EXISTÊNCIA 
"Até os cabelos todos da cabeça estão contados." 

O que Jesus quis dizer com este "estão contados"? É que contamos e contabilizamos as coisas que nos pertencem, que têm valor, que nos interessam. 

Ao contar as noventa e nove ovelhas e sentir a falta de uma apenas, o pastor vai atrás dela até encontrá-la. Assim é a contabilidade divina para conosco.

Deus conta cada coisa da nossa existência, cada detalhe da nossa vida mostrando a sua preocupação para conosco. Há um valor específico, individual, especial em cada um de nós para Ele. 

3 - HÁ UM CUIDADO ESPECIAL SOBRE A VIDA DE CADA UM DE NÓS 
"Até os cabelos todos da cabeça estão contados". 

Por cabeça deve-se entender o nosso todo. No Sermão do Monte Jesus fala da maneira como Deus cuida das aves dos céus, dos lírios do campo indicando a durabilidade existencial destes segundo Seus propósitos. 

Uma vez que nenhum pardal, que custava menos que um dezesseis avos (1/16) de um denário cairia por terra sem o consentimento do Pai quanto a vós, disse Jesus muito valor têm para Deus.

O famoso escritor Dr. Eugene Peterson, pastor presbiteriano, traduziu este texto de Mateus 10.29-31 "Qual o preço de um pardal? Alguns trocados, não é mesmo? Pois Deus cuida deles mais que vocês cuidam. E a vocês ele dispensa tanta atenção que chega a contar os fios de cabelo da cabeça de cada um! Portanto, não fiquem intimidados com esta conversa assustadora. Vocês valem mais que um milhão de pardais". (Bíblia Mensagem - Editora Vida) 

Portanto, há um cuidado especial para com a vida de cada um de nós e, por isso, não devemos dar lugar à ansiedade.

Conclusão 
Confia você na Providência de Deus? Então não se torne uma pessoa ansiosa. Lance sobre Ele os seus problemas. Confie nEle. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: