Hino 257 - Hosana ao grande Rei

Seu navegador não suporta o elemento audio

1. Hosana! Hosana! Hosana! 
Hosana ao Filho de Davi! 
Hosana ao grande Rei, 
Ao Salvador, o Bom Pastor 
Que resgatou sua grei!
Dos altos céus, de Deus o Pai, 
Do trono celestial 
Desceu Jesus, trazendo luz 
A vida eternal.
Hosana ao Filho de Davi! 
Hosana nas alturas!

2. Hosana! Hosana! Hosana!
Hosana ao Filho de Davi! 
Hosana ao Redentor! 
Com gratidão, meu coração 
Entoa o seu louvor. 
Messias, Príncipe da Paz, 
Invicto General, 
Meu Deus, meu Rei, serei aqui 
Um servo teu, leal.
Hosana ao Filho de Davi, 
Hosana nas alturas! 


Informações
Letra: estrofe 1 - Antônio José Millan - 1880 - 1911 / estrofe 2 - João Gomes da Rocha - 1898
Música: William Batchelder Bradbury, 18666

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a mensagem de louvor e adoração ao Filho de Davi, que é o grande Rei e Salvador. O hino destaca a importância da vinda de Jesus do céu para trazer luz e vida eterna à humanidade. Ele expressa a gratidão e devoção do coração do crente ao Messias, Príncipe da Paz e General invicto.

Teologia do hino:
O hino traz uma mensagem sobre a natureza divina de Jesus como o Filho de Davi, o Rei e Salvador. Ele apresenta Jesus como o Bom Pastor que resgata a sua grei e traz luz e vida eterna do trono celestial. O hino destaca ainda a importância da gratidão e devoção do crente a Jesus, o Messias, Príncipe da Paz e General invicto.

Textos bíblicos:
- Mateus 21:9: "E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!"
- Isaías 9:6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Metáforas e simbologia:
- "Filho de Davi": O Filho de Davi é um símbolo de Jesus como o Rei messiânico prometido no Antigo Testamento. Ele representa a importância da linhagem messiânica de Jesus como descendente de Davi.
- "Bom Pastor": O Bom Pastor é um símbolo de Jesus como aquele que resgata a sua grei e cuida das suas ovelhas. Ele representa a importância da salvação e cuidado divino oferecidos por Jesus aos seus seguidores.

Aplicação prática:
O hino nos convida a louvar e adorar a Jesus, o Filho de Davi, Rei e Salvador. Ele nos lembra da importância da vinda de Jesus do céu para trazer luz e vida eterna à humanidade, e da gratidão e devoção que devemos ter pelo Messias, Príncipe da Paz e General invicto. Podemos aplicar essa mensagem em nossa vida cotidiana, buscando viver em comunhão com Jesus e louvando-o por sua obra redentora e seu cuidado amoroso por nós.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de adoração e louvor, especialmente quando o tema é a realeza e a salvação oferecidas por Jesus. Ele pode ser utilizado em momentos de celebração da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando lembramos da aclamação do povo a ele como Filho de Davi. Também é adequado para momentos de reflexão sobre a importância da gratidão e devoção que devemos ter a Jesus em nossa vida diária.

História
Henriqueta Rosa Fernandes Braga registra em seu livro "Música Sacra Evangélica no Brasil" algumas informações sobre Antônio José Millan, natural de Córdoba, Espanha, tendo nascido em 1878. 

Veio com a família para o Brasil e aqui trabalhou e estudou música com grande sacrifício. Foi regente do coral de Igreja Evangélica Fluminense, professor de música nesâà igreja e compositor de música religiosa. 

De sua obra destacamos a antífona "O triunfo do Reino de Deus", baseada no Salmo 47, que dedicou ao seu coral. Traduziu a primeira estrofe do hino que publicamos, de um poema em espanhol sem indicação de origem ou autoria. Faleceu no Rio de Janeiro em 191 I, aos trinta e três anos. 

Clique aqui para ver outros hinos

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: