Hino 198 - Salvação graciosa

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Eis mensagem do Senhor, Aleluia!
Palavras do bom Deus de amor!
Cristo salva o pecador, Aleluia!
Salva até por meio de um olhar!

   Oh! Olhai, com fé, olhai!
   Sim, olhai só a Jesus! 
   Ele salva o pecador, Aleluia!
   Sim, salva a quem confiante olhar!

2. Vossa dívida pagou, Aleluia!
Jesus a satisfez na cruz.
Sua vida ele entregou, Aleluia!
Para vos apresentar a Deus.

3. Esta oferta Cristo faz, Aleluia!
Eterna vida lá nos céus.
Redenção aqui vos traz, Aleluia!
Convertei-vos já ao Salvador!

4. Aceitai a salvação, Aleluia!
Segui os passos do Senhor!
Anunciai o seu perdão, Aleluia!
Proclamai a grande Redenção!


Informações
Letra: William Augustine Ogden, 1841 - 1897
Tradução: Salomão Luiz Ginsburg, 1891
Música: William Augustine Ogden

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a mensagem da salvação através de Jesus Cristo, que oferece a redenção para o pecador que confia nele por meio da fé.

Teologia do hino: O hino apresenta a teologia da salvação pela graça através da fé em Jesus Cristo. Destaca que Jesus pagou a dívida do pecado do homem na cruz, entregando sua vida para apresentar o homem a Deus e oferecendo a vida eterna nos céus. A mensagem central do hino é a oferta da salvação gratuita pela graça através da fé em Cristo, e a necessidade de conversão ao Salvador.

Textos bíblicos:
- "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
- "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." (Efésios 2:8)
- "Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6)

Metáforas e simbologia:
- "Salva até por meio de um olhar": a metáfora do olhar representa a fé em Jesus Cristo, que pode salvar o pecador com apenas um olhar de confiança.
- "Vossa dívida pagou": a metáfora da dívida representa o pecado do homem, e Jesus pagou essa dívida com sua própria vida na cruz.
- "Redenção aqui vos traz": a metáfora da redenção representa a libertação do pecado e a reconciliação com Deus, que é oferecida através de Jesus Cristo.

Aplicação prática: O hino convida a pessoa a olhar para Jesus com fé e confiança, e aceitar sua oferta de salvação pela graça. A mensagem do hino é relevante para qualquer pessoa que deseje experimentar a redenção e a vida eterna oferecida por Jesus Cristo. A aplicação prática do hino é que a pessoa deve aceitar a salvação pela fé em Cristo, seguir seus passos e proclamar seu perdão a outros. Isso trará uma nova vida em comunhão com Deus e um propósito eterno.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado em cultos evangelísticos, quando a mensagem do evangelho é proclamada para aqueles que ainda não conhecem a Cristo. Também pode ser cantado em momentos de reflexão e oração pessoal, quando a pessoa deseja se aproximar de Deus em busca de perdão e salvação.

História
Poucos trabalhos do poeta e músico William Augustine Ogden chegaram até nós, sendo este hino o mais conhecido e apreciado, através da tradução do Rev. Salomão Ginsburg, feita em 1891. 

Este grande servo do Senhor, chamado "judeu errante", nasceu em Suwaiki, na Polônia, em 1867, filho de um rabino. Educado em Koeningsberg, na Alemanha, fugiu de casa e rumou para Hamburgo. 

Conseguindo trabalho num navio, emigrou para Londres onde encontrou parentes que o abrigaram e lhe deram emprego. 

Foi expulso da casa de seus parentes tão logo souberam de sua conversão. Durante três anos ficou hospedado num abrigo para judeus convertidos, sofrendo toda sorte de pressões e humilhações por causa de sua decisão ao lado de Cristo. 

Decidiu ser missionário e escolheu o Brasil. Passou primeiramente por Portugal, onde conheceu a família brasileira Fernandes Braga, em cuja residência ficou hospedado, estudando o nosso idioma. Publicou dois panfletos polêmicos religiosos e teve que deixar Portugal. 

Viajando no mesmo navio que trouxe Henry Maxwell Wright, chegou ao Brasil em 1890. Associou-se à Igreja Evangélica Fluminense, onde também estava com a família Fernandes Braga. 

No ano seguinte tornou-se batista, foi batizado pelo pastor Taylor e ordenado pastor (Continuaremos este assunto no hino seguinte).

Clique aqui para ver outros hinos 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: