Hino 170 - Redentor onipotente

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Redentor onipotente,
Poderoso Salvador,
Advogado onisciente
É Jesus, meu bom Senhor.
Um abrigo sempre perto
Para todo pecador;
Um amigo inseparável
É Jesus, meu Salvador!

2. Água viva, Pão da vida,
Doce sombra no calor
Que ao descanso nos convida
É Jesus, meu Salvador!
Sol que extingue densas trevas
Refulgindo em plena luz,
Negra noite desfazendo,
É meu bom Senhor, Jesus.

3. Fundamento inabalável
Em que posso confiar; Infalível, imutável,
Rocha firme e secular!
Porta aberta, sempre aberta
Conduzindo à salvação;
Rica fonte donde emana
Gozo, paz, consolação!

Informações
Letra: Henry Maxwell Wright, 1890
Música: Rowland Hugh Prichard, 1855

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a pessoa de Jesus como o redentor onipotente, advogado onisciente, amigo inseparável e fundamento inabalável da fé cristã. O hino destaca que Jesus é a fonte de água viva, o pão da vida e a doce sombra no calor que convida ao descanso. O hino também enfatiza a importância da salvação em Jesus, que é a porta aberta para a vida eterna.

Teologia do hino: O hino expressa a teologia da salvação em Jesus Cristo, que é visto como o redentor onipotente, advogado onisciente e fundamento inabalável da fé cristã. Jesus é visto como a fonte de água viva, o pão da vida e a doce sombra no calor que convida ao descanso. O hino enfatiza que é em Jesus que encontramos a salvação, a paz e a consolação.

Textos bíblicos:
- "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Timóteo 2:5)

- "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." (João 6:35)

- "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)

Metáforas e simbologia:
- "Redentor onipotente": A figura do redentor onipotente simboliza o poder de Jesus para nos salvar e nos libertar do pecado.

- "Água viva": A figura da água viva simboliza a vida espiritual e a renovação que encontramos em Jesus.

- "Fundamento inabalável": A figura do fundamento inabalável simboliza a segurança e a certeza da fé que encontramos em Jesus.

Aplicação prática:
O hino nos encoraja a confiar em Jesus como nosso redentor, amigo, descanso, fundamento e fonte de salvação. Isso nos permite ter a certeza da fé e encontrar paz e consolação em meio às dificuldades da vida. Além disso, o hino nos desafia a buscar uma vida de renovação espiritual e a compartilhar a mensagem da salvação em Cristo com os outros.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração e devoção, especialmente quando se deseja enfatizar a importância da pessoa de Jesus como redentor, amigo, descanso, fundamento e fonte de salvação. Também pode ser apropriado em momentos de evangelismo e missão, pois fala sobre a importância da salvação em Jesus e da renovação espiritual que encontramos em Cristo.

História
Henry Maxwell Wright escreveu este poema para a música de Rowland H. Prichard em 1890. A melodia "Hyfrydol" é mais antiga e foi associada a diversos textos, alguns anônimos. 

Rowland Hugh Prichard nasceu em 1811 em Bala Graienyn (Bala) na Inglaterra, onde viveu a maior parte de sua vida. 

Conhecido como compositor e diretor de música nas igrejas, publicou diversos hinos em periódicos. Em 1844 editou o " The Singer's Friend" que reunia diversos trabalhos seus e, preocupado com a educação religiosa, publicou um hinário para crianças. 

Prichard compôs "Hyfrydol" antes de completar vinte anos e a primeira publicação que incluiu o hino foi "Haleliwiah Drachefn" em 1855. 

Aos sessenta e nove anos Prichard transferiu-se para Holywell, por motivos de trabalho e ali faleceu em 1887. 

Muitas de suas composições são divulgadas em todo o mundo, mas "Hyfrydol" se tomou especialmente marcante pela sua força e simplicidade, seu caráter exultante e cheio de brilho, tudo isto obtido com a utilização de apenas seis graus da escala musical.

Clique aqui para ver outros hinos 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: