Hino 151 - O Bom Pastor

Seu navegador não suporta o elemento audio

1. Pelos bosques e campinas
Pastoreia o bom Jesus.
Junto às águas cristalinas
Seu rebanho em paz conduz.
Ele guarda assim minha alma
E a protege em seu calor.
Nas angústias ou na calma
Vai comigo o Bom Pastor.

     Sempre amável e clemente,
     Vai comigo o Bom Pastor.

2. Não me afligem os perigos
E não temo a tentação!
Ele sempre está comigo
E sustém-me o seu bordão.
Não me aflige nem a morte,
Cuja sombra hei de enfrentar.
Ele é meu amparo forte
Em que posso confiar.

3. Sua mesa me prepara,
Pois minha alma quer nutrir.
Minhas mágoas ele sara,
Com seu óleo vem me ungir.
Certamente que a bondade
Toda a vida fruirei
E no céu felicidade
Para sempre gozarei!

Informações
Letra: Salmo 23
Métrica: João Wilson Faustini, 1957
Música: Franz Schubert, 1797 - 1828

Ênfase do hino: 
A ênfase principal do hino é a imagem de Jesus como o Bom Pastor que pastoreia e protege seu rebanho. 

Ele é apresentado como aquele que está sempre com seu povo, sustentando-os em meio aos perigos e tentações da vida. O hino destaca o cuidado providencial de Jesus, que nutre e sara a alma de seus seguidores, e a esperança da felicidade eterna com ele.

Teologia do hino
O hino enfatiza a imagem de Jesus como o Bom Pastor, que cuida de seu povo como um pastor cuida de suas ovelhas. 

Ele destaca a proteção e o amparo que Jesus oferece a seus seguidores, especialmente em momentos de perigo e tentação. O hino também enfatiza a imagem de Jesus como o provedor de alimento e cura para a alma, mostrando que é somente por meio dele que podemos encontrar a felicidade eterna.

Textos bíblicos: 
O hino é baseado em vários textos bíblicos que falam da imagem de Jesus como o Bom Pastor, como João 10:11, que diz: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas." 

O hino também faz referência à proteção e ao amparo que Jesus oferece a seus seguidores, mencionada em várias passagens bíblicas, como Salmo 23:4, que diz: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam."

Metáforas e simbologia: 
O hino utiliza a metáfora do pastoreio de ovelhas para descrever a proteção e o cuidado que Jesus oferece a seus seguidores. 

A expressão "Ele guarda assim minha alma / E a protege em seu calor" é uma metáfora para descrever a proteção providencial de Jesus. 

A simbologia do alimento e da cura para a alma também é usada, com a frase "Sua mesa me prepara / Pois minha alma quer nutrir", enfatizando a importância de Jesus como o provedor de alimento e cura para a alma.

Aplicação prática: 
O hino nos encoraja a confiar em Jesus como nosso Bom Pastor, que cuida de nós e nos protege em todos os momentos da vida. 

Ele nos lembra da importância de confiarmos em Jesus em meio aos perigos e tentações da vida, e de buscarmos nele a nutrição e a cura para nossa alma. 

O hino é uma expressão de gratidão a Deus por seu cuidado providencial em nossas vidas.

Quando cantar: 
Este hino é apropriado para qualquer ocasião de adoração ou louvor, especialmente durante momentos de reflexão sobre a imagem de Jesus como o Bom Pastor. 

Pode ser particularmente significativo em momentos de dificuldade e perigo, lembrando-nos do cuidado providencial de Jesus, que nos protege e nos ampara. 

Também pode ser apropriado em momentos de celebração da nutrição e da cura que encontramos em Jesus, e da esperança da felicidade eterna com ele.

História
O Rev. João Wilson Faustini, que metrificou o Salmo 23 para esta música de Franz Schubert, é pastor presbiteriano e, sem dúvida, o nome mais importante da hinologia brasileira contemporânea, pelo número elevado de suas traduções, adaptaçõs e, principalmente, pelas suas produções originais que figuram obrigatoriamente em quase todos os hinários brasileiros da atualidade. 

Nascido em Bariri, São Paulo, estudou no Instituto José Manoel da Conceição em São Paulo, no "Westminster Choir College" em Princeton e Teologia no "Union Seminary", Nova York e no "Princeton Theological Seminary", Nova Jersey. 

Foi ministro de música na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo e pastor de "Saint Paul's United Presbyterian Church", em Newark, Nova Jersey.

Clique aqui para ver outros hinos 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: