Hino 82 - Divino Preceptor

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Ó divino Preceptor, já sentimos teu favor!
Ó Consolador real, tua graça é divinal.

2. Grande Instruidor veraz, desfrutamos tua paz!
Encha o mundo a tua luz, guia os homens a Jesus!

3. Santo Espírito de Deus, que desceste lá dos céus,
Revestindo de poder, santifica o nosso ser. Amém.


Informações
Letra: John Law, 1853
Música: Louis Moreau Gottschalk, 1867
Arranjo: Edwin Pond Parker, 1836 - 1925

Ênfase do hino: O hino enfatiza a presença e a obra do Espírito Santo em nossas vidas como Preceptor, Consolador, Instruidor, Luz e Santificador.

Teologia do hino: 
O hino expressa a teologia trinitária, destacando o papel do Espírito Santo como consolador e instruidor, que santifica os crentes e guia-os a Jesus. O hino também destaca a graça divina como um presente imerecido que nos aproxima de Deus e nos faz sentir o seu favor.

Textos bíblicos: 
O hino não faz menção explícita a nenhum texto bíblico, mas suas referências são baseadas em passagens como João 14:16-17, onde Jesus promete o Espírito Santo como Consolador, e João 16:13, onde Jesus se refere ao Espírito Santo como o guia para toda a verdade. 

Também podemos relacionar o pedido de santificação em 1 Tessalonicenses 5:23, que diz: "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

Na história da igreja: 
O tema do hino nos lembra da Reforma Protestante, que ocorreu no século XVI. Durante esse período, Martinho Lutero e outros reformadores enfatizaram a necessidade de uma reforma na igreja, e destacaram a importância da iluminação do Espírito Santo para que os crentes pudessem entender e obedecer à Palavra de Deus. 

Lutero falou da necessidade de uma "nova luz" que viesse do céu para iluminar a mente e o coração dos cristãos, e essa nova luz seria o Espírito Santo. Assim, o hino nos lembra da necessidade de sermos guiados pelo Espírito Santo em nossas vidas cristãs e na busca pela verdade bíblica.

Aplicação prática: 
O hino nos lembra da importância de buscarmos constantemente a presença do Espírito Santo em nossas vidas e de deixá-lo guiar-nos em todos os aspectos da nossa caminhada cristã. 

Precisamos confiar no Espírito Santo como nosso Consolador, Instruidor e Santificador, e deixá-lo agir em nossas vidas, renovando-nos e transformando-nos à imagem de Cristo.

Quando cantar: 
O hino é apropriado em momentos de adoração e louvor a Deus, especialmente em ocasiões em que desejamos enfatizar a presença e a obra do Espírito Santo, como em cultos de oração, conferências, retiros espirituais e momentos de renovação espiritual.

História
Este hino do grande poeta Rev. John Law está associado à música "Mercy" de Louis Moreau Gottschalk, compositor e pianista norte-americano. 

Concertista, apresentou-se em diversos lugares, inclusive em Paris (1844) onde impressionou o grande Chopin. Compositor, teve sua obra difundida e valorizada principalmente após sua morte. 

Viveu seus últimos anos no Rio de Janeiro, realizando concertos até sua repentina morte em 1869. É o compositor da conhecida "Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro" para piano e, sem ser compositor sacro, tem este hino publicado em diversos hinários em todo o mundo.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: