Hino 397 - Por minha boa mãe

Seu navegador não suporta o elemento audio

1. Por minha boa mãe
E pelo seu amor, 
Na terra, sem igual, 
Eu louvo-te, ó Senhor.

E grande o bem 
Que na alma tem 
Quem pode alguém 
Chamar de mãe!

2. Pois ela me cuidou 
Da vida ao despontar.
E aos pés do bom Jesus
Feliz me fez andar.

3. Se pobre ou rico eu for, 
Jamais hei de esquecer 
A minha boa mãe 
Enquanto aqui viver.

4. E grato aqui sentir 
De mãe o puro amor. 
Por ela o coração 
Bendiz ao Criador.


Informações
Letra: Anônimo
Música: John Darwall, 1731 - 1789 em "Universal Psalmodist", 1770

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a gratidão pela mãe e pelo amor que ela oferece. O hino celebra a importância da mãe como uma pessoa que cuida, protege e guia seus filhos, especialmente quando são jovens. O hino também expressa a importância de lembrar e honrar a mãe, independentemente de sua situação financeira ou social.

Teologia do hino:
O hino não apresenta uma teologia específica, mas expressa a crença cristã na importância da família e dos relacionamentos amorosos. A ideia do amor de uma mãe é uma expressão do amor incondicional que Deus tem por nós, como seus filhos. A ideia de cuidado e proteção da mãe é uma expressão do cuidado e proteção que Deus tem por nós, como seus filhos.

Metáforas e simbologia:
1) "Por minha boa mãe e pelo seu amor" - a imagem do amor da mãe é uma metáfora para o amor incondicional que Deus tem por nós, como seus filhos.
2) "E aos pés do bom Jesus feliz me fez andar" - a imagem de andar aos pés de Jesus é uma metáfora para seguir seus ensinamentos e exemplo, e encontrar a felicidade e a paz em sua presença.
3) "Por ela o coração bendiz ao Criador" - a imagem de bendizer a Deus é uma metáfora para louvar e agradecer a Deus por todas as bênçãos e dádivas que recebemos em nossas vidas.

Aplicação prática:
O hino nos convida a honrar e ser gratos pela mãe e pelo amor que ela oferece. Devemos, portanto, lembrar dos cuidados e proteções que recebemos de nossas mães e agradecer a Deus por essas bênçãos. Além disso, o hino nos lembra da importância dos relacionamentos amorosos em nossas vidas, especialmente dentro da família, e nos encoraja a cultivar esses relacionamentos com amor e respeito. 

Quando cantar:
O hino é apropriado para cultos em família, especialmente em datas comemorativas dedicadas às mães, como o Dia das Mães. O hino também pode ser cantado em momentos de gratidão e reflexão sobre as bênçãos que recebemos em nossas vidas, incluindo o amor e o cuidado de nossas mães.

História
Nascido em Haughton, na Inglaterra, em 1731, o compositor e Rev. John Darwall estudou em Manchester e Oxford, onde graduou-se em 1756. Foi pastor na paróquia de São Mateus em Walsall de 1769 até 1789, ano de sua morte. 

Compôs dois livros de sonatas para piano e músicas para os Salmos da coleção de Nalium Tate e Nicholas Brady, a "New Version" em uma de suas edições no século dezoito. Reproduzidas em diversas coleções, algumas dessas músicas sobreviveram.

A que publicamos aqui foi destinada a uma versão do Salmo 148, mas é conhecida entre nós por este texto anônimo de gratidão pelas mães cristãs.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: