Hino 339 - Dia feliz

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Oh! Dia alegre em que aceitei 
Jesus e nele a salvação!
O gozo deste coração
Eu mais e mais publicarei.

    Oh! Feliz, bem feliz
    O dia em que me converti! 
    Jesus me ensina a vigiar 
    E, confiado nele, a orar! 
    Oh! Feliz, bem feliz 
    O dia em que me converti!

2. Completa a grande expiação, 
Pertenço agora ao meu Senhor! 
Chamou-me a voz do seu amor 
E nele achei real perdão!

3. Meu sacro voto, ó Salvador, 
De dia em dia afirmarei!
E além da morte exultarei 
Louvando sempre a ti, Senhor.


Profissão de Fé - 337 a 339

Hino 337 - Profissão de fé
Hino 338 - Dia da profissão de fé (História)
Hino 339 - Dia feliz (História)

Informações
Letra: Phillip Doddrige, 1735
Tradução: Sarah Poulton Kalley, 1877
Música: Edward Francis Rimbaut, 1867

Palavras-chave: conversão, alegria, salvação, pertencimento, compromisso.

Ênfase do hino: O hino enfatiza a alegria da conversão e da salvação em Jesus Cristo. Ele destaca a importância de pertencer a Cristo e de afirmar diariamente o compromisso com ele. O hino também exalta a exultação eterna que é encontrada em Cristo.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica da conversão como um ato de aceitação da salvação em Jesus Cristo. Ele enfatiza a importância de pertencer a Cristo e de afirmar diariamente o compromisso com ele. O hino também destaca a importância da exultação eterna que é encontrada em Cristo.

Textos bíblicos:
- Atos 16:31 - "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa".
- 1 João 1:9 - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".
- Filipenses 4:4 - "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos!".

Metáforas e simbologia:
- "Dia alegre em que aceitei Jesus": a simbologia representa a alegria da conversão e da salvação em Jesus Cristo.
- "Chamou-me a voz do seu amor": a expressão representa a chamada de Deus para a salvação em Jesus Cristo.
- "Sacro voto": a expressão representa o compromisso com Cristo.

Aplicação prática: O hino nos desafia a celebrar a alegria da conversão e da salvação em Jesus Cristo. Ele nos incentiva a pertencer a Cristo e a afirmar diariamente o nosso compromisso com ele. Além disso, o hino nos lembra da importância da exultação eterna que é encontrada em Cristo e nos inspira a viver uma vida de alegria e gratidão por essa salvação.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de celebração da conversão e da salvação em Jesus Cristo, em cultos de ação de graças, ou em momentos de renovação do compromisso com Cristo. Ele também pode ser utilizado em momentos de reflexão sobre a importância da alegria e da exultação eterna que é encontrada em Cristo.

História
Philip Doddridge é o poeta e pastor inglês que deixou tantos hinos de alta qualidade como este e o hino seguinte, no qual D. Sarah Kalley se inspirou para escrever seu poema. 

O Rev. Doddridge nasceu em 1702, em Londres, o vigésimo filho de uma família de tradições religiosas complexas, pois seus avós foram pastores dissidentes de suas igrejas. Estudou na "Nonconformist Academy" em Kimbworth. 

Foi pastor em Northampton durante vinte e dois anos. Recebeu o grau de Doutor em Divindade pela Universidade de Aberdeen em 1736. Foi autor de diversos livros sobre Teologia, além de trezentos e setenta hinos. 

Em 1751 viajou para Lisboa em busca de repouso e ali faleceu. Edward Francis Rimbault compôs esta música em 1867. Nasceu também em Londres, em 1816, foi aluno de Samuel Wesley e William Crotch. 

Excelente organista, trabalhou em diversas igrejas. Estudioso da música do passado, fundou a "Musical Antiquarian Society" em 1840 e foi editor da "Motet Society". Recebeu títulos honoríficos das Universidades de Harvard,. Estocolmo e Gõttingen. Faleceu em Londres, em 1876.  

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: