Hino 144 - Segurança e Alegria

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Que segurança tenho em Jesus,
Pois nele gozo paz, vida e luz!
Com Cristo herdeiro, Deus me aceitou
Mediante o Filho que me salvou!

    Conto esta história, cantando assim:
    Cristo, na cruz, foi morto por mim!
    Conto esta história cantando assim:
    Cristo, na cruz, foi morto por mim!


2. Inteiramente me submeti,
Plena alegria nele senti.
Anjos, descendo, trazem dos céus
Provas da graça que vem de Deus.

3. Firmado em Cristo, no seu amor,
Estou contente em meu Salvador!
Esperançoso hei de viver
Por Jesus Cristo, por seu poder.


Informações
Letra: Fanny Jane Crosby, 1873
Tradução: George Benjamin Mind, 1890
Música: Phoebe Palmer Knapp, 1873


Ênfase do hino: 
A ênfase principal do hino é a segurança e a esperança que os crentes têm em Jesus como seu Salvador e Senhor. 

A música celebra a paz e a vida que são encontradas em Cristo, destacando a importância da salvação como um presente da graça de Deus. O hino também enfatiza a submissão ao amor de Jesus como a chave para uma vida contente e esperançosa.

Teologia do hino: 
O hino expressa a crença na salvação pela fé em Jesus, que foi morto na cruz por nossos pecados. A música destaca a graça de Deus como a base da salvação, e a importância da submissão a Cristo como Senhor e Salvador. 

A ideia da paz e da vida em Cristo está presente em diversas passagens bíblicas, como em João 14:6, onde Jesus diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".

Textos bíblicos: 
O hino é baseado em diversas passagens bíblicas que falam da salvação pela fé em Jesus, como em João 3:16, que diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". 

Outros textos bíblicos que inspiram o hino são Efésios 2:8-9 e Romanos 10:9.

Metáforas e simbologia: 
O hino utiliza a metáfora da herança para ilustrar a ideia da salvação como um presente da graça de Deus. A figura dos anjos descendo dos céus sugere a ideia de comunhão com Deus e de provisão divina para a vida do crente.

Aplicação prática: 
O hino nos lembra da importância de confiar em Jesus como nosso Salvador e Senhor, e de submeter nossa vida ao seu amor e liderança. Ele também nos encoraja a encontrar paz e esperança em Cristo, especialmente em momentos de dificuldade e incerteza. Além disso, o hino nos desafia a viver com alegria e contentamento, confiando na graça de Deus e na promessa da vida eterna.

Quando cantar: 
O hino é apropriado para diversas ocasiões litúrgicas, como cultos de adoração, celebrações de comunhão e momentos de reflexão e meditação. Ele também pode ser cantado em eventos de evangelismo, como uma expressão da mensagem central do evangelho de salvação pela fé em Jesus.

História
Sobre a autora e a compositora deste hino, trataremos nas notas hinológicas do hino n° 204. A tradução é do eminente Rev. George Benjamin Nind. Nasceu nos Estados Unidos em 1860. Recebeu esmerada educação e sentiu-se chamado para o ministério, mais precisamente para missões.

Sua igreja, a Igreja Metodista Episcopal dos Estados Unidos, enviou-o ao Brasil para trabalho missionário. 

Durante dez anos esteve em Pernambuco, sendo transferido em 1892 para a Ilha da Madeira, local onde o Rev. Robert Kalley sofreu terrível perseguição muitos anos antes. 

Mais tarde voltou para os Estados Unidos para ser missionário entre os imigrantes portugueses residentes no Estado de Illinois. Em 1899 auxiliou o Bispo J. C. Hartzell na elaboração de um "Manual de Doutrina e Culto na Igreja Methodista Episcopal". 

A primeira parte era um "Hymnario" contendo 191 hinos que, em 1906, foi ampliada para 243 cânticos e editado em separado com o nome de "Hymnario da Igreja Methodista Episcopal". 

Tanto o "Manual" como o "Hymnario" foram publicados em Nova York, destinados às Igrejas de língua portuguesa. 

Fez parte de uma comissão que elaborou o "Cancioneiro do Exército de Salvação" para uso no trabalho iniciado no Brasil em 1922. Era cunhado do Rev. justus Henry Nelson (v. hino n° 52). 

De sua produção que inclui diversos hinos originais ou traduzidos, apenas este figura em nosso hinário. O Rev. Nind faleceu em sua pátria, em 1932.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: