Seu exército invisível: 3 maneiras surpreendentes como os anjos bons servem os cristãos hoje – Estudo Bíblico sobre o Auxílio Angélico


Atos 12.5-12

A Escritura afirma que alguns, sem o saber, hospedaram anjos (Hb 13.2); mais ainda, sem o percebermos, temos a companhia e auxílio de anjos (Sl 34.7).

Esta realidade ensinada na palavra de Deus é de grande consolo e conforto para os corações que acreditam na Bíblia. Saber que temos companhia nos proporciona sensação de segurança e bem-estar.

Visto que "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra", já não estamos sós.

1 - Os Anjos Servem a Deus em Favor dos Cristãos

O texto básico diz que, estando Pedro no cárcere, sobreveio um anjo, que o libertou. Todos os serviços que o anjo prestou foi no sentido de livrá-lo da prisão, ou seja, um serviço em favor de Pedro.

O Salmo 91, versículo 11, diz:

Salmos 91.11
"Porque a seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos".

Então, Deus é quem dá ordens aos seus anjos; e, neste caso, o anjo que libertou Pedro o fez por ordem de Deus. Assim, o serviço que ele prestou foi a Quem lhe deu ordens, embora fosse em benefício de Pedro.

O ensino em Hb 1.14, de que os anjos são enviados para serviço, em favor dos que hão de herdar a salvação, não é no sentido de que os anjos estão a serviço dos crentes, nem mesmo quando o serviço seja para favorecê-los.

O serviço deles é para Deus, mesmo quando em benefício dos crentes, e mesmo nestas circunstâncias, não lhes damos ordens. Deus é que lhes dá.

Também no texto que diz:

Salmos 34.7
"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra"

Isso não significa que esteja às nossas ordens; ao nos livrar, presta serviço a Deus.

Portanto, não devemos e nem podemos pretender ter anjos a nosso serviço, ainda que contemos com o serviço deles em nosso favor. Caso os anjos estivessem a nosso serviço, provavelmente lhes ordenaríamos realizar nossos maus intentos, o que seria ruim para nós mesmos.

Mas o que eles realizam em nosso favor, é somente no tocante ao bem, porque eles estão a serviço de Deus. Ele é quem lhes dá ordens a nosso respeito.

2 - Os Anjos Ministram Favores Diversos aos Cristãos

Quando sobreveio o anjo que libertou Pedro da prisão, Herodes estava para apresentá-lo ao povo, o que lhe representava o mesmo destino que tivera Tiago (At 12.2).

Então, o serviço que o anjo prestou foi em benefício de Pedro. Vários tipos de favores são ministrados aos crentes, pelos anjos. Estes são todos espíritos ministradores (Hb 1.14).

1 - Comunicação de ações especiais de Deus:

a. No nascimento de João Batista - Lc 1.11-19.
b. No nascimento de Jesus - Lc 1.26-38; Mt 1.18-25
c. Na ressurreição de Jesus - Mt 28.5-7
d. Na volta de Jesus - At 1.9-11
e. Nas últimas coisas - Ap 1.1

2 - Estímulo aos enfraquecidos:

No registro de Marcos informa-se que, na tentação de Jesus, depois que o diabo O deixou, "eis que vieram anjos, e o serviram" (Mc 1.12,13); e no registro feito em Lucas informa-se que, na agonia de Jesus, no Getsêmani, "apareceu um anjo do céu que o confortava" (Lc 22.43).

No capítulo dez do livro de Daniel se acha o relato de uma visão do próprio Daniel, em que registra que não lhe restava força alguma. "Então me tornou a tocar aquele semelhante a um homem, e me fortaleceu" (10.8). Certamente "aquele semelhante a um homem" era um anjo (vs 11,13).

O capítulo dezenove do primeiro livro dos reis relata a experiência de abatimento por que passou Elias - "homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos" (Tg 5.17) - ao ponto de pedir a morte (1 Rs 19.4).

Mas o texto diz:

1 Reis 19.7,8
"Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te, e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus".

O texto básico da lição, referente ao livramento de Pedro da prisão, não menciona que ele estivesse enfraquecido. Tiago havia sido passado ao fio da espada (At 12.2) e, sem dúvida, isto abatera o seu espírito. "Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor" e Pedro se achou livre da prisão.

3. Proteção:

A Bíblia registra o caso de três jovens judeus no reino da Babilônia que, lançados na fornalha, são vistos imunes ao efeito das chamas e em companhia de outro personagem (Dn 3.16-25); também Daniel saiu ileso da cova dos leões (Dn 6.16-24).

Os favores que os anjos ministram aos crentes são múltiplos e variados, pois eles são espíritos ministradores em favor dos que hão de herdar a salvação, isto é, os que creem.

3 - Os Anjos, Sendo Enviados por Deus, Ministram aos Cristãos

Já notamos que é Deus quem dá ordens aos anjos (Sl 91.11); e o texto central da lição diz que eles são enviados.

Portanto, são enviados por Deus. Eles não vêm pelo chamado dos homens, nem mesmo dos crentes, e nem por vontade e decisão deles próprios.

Assim, não podemos chamar os anjos em nosso socorro, como também não podemos prestar-lhes adoração.

Por isso, não é quando queremos, mas quando Deus quer, que recebemos o serviço dos anjos. Quando são enviados é que podemos receber os benefícios do seu ministério.

Desde que

Salmos 34.7
"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que temem, e os livra"

convém-nos saber que ele está entre nós e age assim enviado por Deus. Os anjos são espíritos ministradores em nosso favor, mas enviados por Deus.

Conclusão

Sendo os anjos enviados por Deus, para o seu serviço, pelo qual eles ministram benefícios aos crentes, podemos, então, contar com estes cuidados divinos.

Em Deus deve estar nossa confiança e a Ele devemos recorrer em nossos anseios e necessidades; Ele, pois, dará ordens aos anjos a nosso respeito. 

Assim diz Billy Graham, em seu livro ANJOS os agentes secretos de Deus, págs. 78,79: "Não depositamos nossa fé diretamente nos anjos, mas devemos depositá-la no Deus que comanda os anjos."


Lista de estudos da série

1. O início de tudo: Descubra a origem e a história da doutrina dos anjos – Estudo Bíblico sobre Angelologia

2. Antes da humanidade?: A verdade bíblica sobre quando e como os anjos foram criados – Estudo Bíblico sobre a Criação dos Anjos

3. Anjo do Senhor é Jesus?: Desvende os nomes e a real identidade dos seres angélicos – Estudo Bíblico sobre a Nomenclatura dos Anjos

4. Invisíveis, mas reais: Conheça a essência espiritual e o número incontável de anjos – Estudo Bíblico sobre a Natureza dos Anjos

5. Quem manda no céu?: O guia definitivo sobre a hierarquia e organização dos anjos – Estudo Bíblico sobre a Hierarquia Angélica

6. Exércitos de Deus: As 7 missões secretas dos anjos bons nos céus e na terra – Estudo Bíblico sobre o Ministério dos Anjos

7. A rebelião celestial: A chocante verdade sobre a origem e a natureza dos anjos maus – Estudo Bíblico sobre Demônios

8. As 3 armas do inimigo: Como os anjos maus agem para tentar, possuir e destruir – Estudo Bíblico sobre as Atividades Demoníacas

9. O arquiteto do mal: Um perfil completo de Satanás e seus planos contra você – Estudo Bíblico sobre Satanás

10. Seu exército invisível: 3 maneiras surpreendentes como os anjos bons servem os cristãos hoje – Estudo Bíblico sobre o Auxílio Angélico

11. Não caia em ciladas: O que a Bíblia exige sobre como você deve tratar os anjos – Estudo Bíblico sobre a Relação com Anjos

12. Guerra declarada: O manual de batalha do cristão contra as forças dos anjos maus – Estudo Bíblico sobre Batalha Espiritual

13. O mapa completo: 3 lições práticas e indispensáveis sobre o mundo dos anjos – Estudo Bíblico sobre Angelologia Aplicada

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: