Somos ignorantes


Leitura Bíblica: Salmo 18.27-30
A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes (Sl 19.7).

Algumas expressões são ofensivas, mas não deveriam ser. Palavras que são usadas como xingamento podem ter um significado mais suave do que parece. 

Por exemplo, dizer que uma pessoa é ignorante é dizer que esta pessoa ignora alguma coisa. E desta forma todos nós somos ignorantes. 

Ser ignorante é ter a falta de conhecimento sobre alguma coisa. Portanto, pior do que ser ignorante, é acreditar que não o é.

Quanto mais conscientes de nossa ignorância, mais sábios seremos. Da mesma forma, quanto mais desconhecemos a nossa ignorância, mais ignorantes seremos. 

Li um texto que dizia a respeito disso:

“O sábio está sempre em busca de sabedoria, o tolo acredita que a encontrou. A ignorância é tão descarada que possui conhecimento. 

Existem pessoas que acreditam que sabem tudo. Pessoas inexperientes tendem a superestimar- se em termos de seu conhecimento, estão confiantes em transformar suas opiniões pessoais em fatos irrefutáveis”. 

Justin Kruger e David Dunning, professores da Cornell University, analisaram várias situações em que estranhamente parecia que a ignorância oferecia mais segurança do que conhecimento.

A ignorância realmente traz uma segurança perigosa. Quem ignora um buraco pode cair nele. Quem ignora um problema de saúde pode ter sua situação agravada.

Quem ignora sua falência espiritual pode ter sua alma doente. Então devemos tomar cuidado com o falso conhecimento. Principalmente a respeito de nossa vida espiritual.

A Bíblia diz que os humildes de espírito serão salvos (Mt 5.5). Somente quem reconhece sua total incapacidade de encontrar a Deus pode ser salvo. Somente estes se humilham reconhecendo a necessidade de Deus.

Num mundo em que todos querem ser o primeiro, aprendemos que é melhor ser servo. É melhor ser humilde e dependente de Deus. Pois por mais sábios que sejamos ainda somos grandes ignorantes.

Reconhecer nossa ignorância nos faz sábios.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: