Louvor e alegria


Leitura Bíblica: Salmo 96
Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! Louvem-no com cânticos de alegria e ao som de música! (Sl 98.4)

Sempre digo que o cristão deve ser a pessoa mais feliz do mundo. Nossa alegria não é motivada por prazeres passageiros, pelo dinheiro ou conquistas deste mundo. 

Nossa alegria é completa porque ela vem do nosso conhecimento de Deus. Vem da salvação. 

Esta alegria deve ser em todo tempo e em todos os lugares, mas principalmente quando participamos do culto, quando nos reunimos com outras pessoas para um momento de estudo da Bíblia e oração. 

O Rev. Elben César, no livro Refeições Diárias com o Sabor dos Salmos, disse: 

“Nas Escrituras Sagradas, alegria não é algo de somenos importância. 

Ela deve existir, deve vingar, deve permanecer, deve estar sob proteção, deve ser alimentada, deve enfrentar qualquer vicissitude, deve mandar embora a tristeza, deve permear todos os recintos da mente.

Culto sem alegria é muito estranho. 

Quem nunca tem alegria, quem tem alegria uma vez sim uma vez não, quem só consegue se alegrar quando as circunstâncias são favoráveis precisa aprender a arte de se alegrar na bonança e no mar revolto, na fartura e na necessidade, na saúde e na doença, na companhia de muitos e na solidão”.

Encontramos várias passagens da Bíblia que nos exortam a celebrar a Deus com alegria. “Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres” (Sl 100.2). 

“Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação” (Sl 95.1). 

Quando cultuamos a Deus juntos podemos ter uma maior consciência de seu amor por nós. Quando olhamos para nossos irmãos percebemos que Deus é nossa salvação.

Sem o Senhor estaríamos perdidos. Nossa alegria se renova, se completa nesses momentos de adoração. 

Quando estamos na presença do Senhor sua presença nos alegra e nosso reconhecimento se manifesta em um coração grato e alegre. Só o Senhor é capaz de transformar tristeza em alegria.

Alegre-se na presença de Deus.

Comentários