Hino 389 - Avante, Mocidade!


Eia, avante, mocidade,
Vamos por Jesus lutar!
A peleja é gloriosa,
Deus nos há de auxiliar.
Eia, avante, companheiros,
De olhos postos em Jesus!
Caminhemos destemidos,
Espalhando sempre a luz.

Por Jesus, com zelo santo,
Vinde, ó jovens, combater!
A mensagem do Evangelho
Proclamai até morrer!

Eia, avante, mocidade!
Nunca, nunca recuar!
No caminho reto e santo,
Eia, jovens, avançar!
Eia, avante, companheiros!
Soem tais como um clarim
As palavras do convite:
“Vinde todos, vinde a mim!”

Eia, avante, mocidade,
Confiando no Senhor!
Onde há fé ninguém vacila,
Pois há vida, luz, vigor!
Eia, avante, companheiros,
Vamos firmes batalhar.
Sempre alegres na esperança,
Sempre unidos trabalhar.

Ênfase do hino:
O hino "Mocidade, Avante!" enfatiza a importância da juventude cristã se unir, lutar contra o mal e avançar na causa de Cristo. A ênfase principal é a convocação para a juventude cristã se envolver na obra de Deus e levar o Evangelho para os povos.

Teologia do hino:
O hino destaca a mensagem da luta contra o mal e a importância de ter o santo Evangelho como arma. A letra também enfatiza a necessidade de levar o Evangelho para os povos que ainda não conhecem a Cristo. A mensagem teológica central é a convocação para a juventude cristã se envolver na obra de Deus e fazer a diferença no mundo.

Textos bíblicos:
O hino não cita explicitamente nenhum texto bíblico, mas podemos identificar alguns versículos que se relacionam com a mensagem do hino:
1) "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (2 Timóteo 4:7).
2) "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Efésios 6:12).
3) "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).

Metáforas e simbologia:
1) "Lutar contra o mal" - A expressão "lutar contra o mal" simboliza a necessidade de enfrentar as forças do mal e seguir a Cristo na batalha espiritual.
2) "Arma do santo Evangelho" - O Evangelho é simbolizado como a arma que podemos usar para proclamar a verdade da Cruz e combater o erro.
3) "Abismo onde muitos estão a cair" - O abismo simboliza o mundo sem Cristo, onde muitos estão perdidos e precisam da luz do Evangelho para serem salvos.

Aplicação prática:
O hino nos lembra da importância da juventude cristã se envolver na obra de Deus e levar o Evangelho para os povos. Devemos enfrentar as forças do mal e seguir a Cristo na batalha espiritual, proclamando a verdade da Cruz e combatendo o erro. Além disso, é importante lembrar que muitos ainda estão perdidos e precisam da luz do Evangelho para serem salvos.

Quando cantar:
O hino é apropriado para ser cantado em momentos de culto da juventude, eventos missionários, retiros espirituais e outros eventos cristãos que enfatizam a importância da juventude cristã se envolver na obra de Deus e levar o Evangelho para os povos. Ele também pode ser usado em momentos de adoração a Deus, para lembrar a importância de enfrentar as forças do mal e seguir a Cristo na batalha espiritual.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: