1. Toda luz que a razão irradia
Nós podemos nos livros achar.
Mas só Cristo nossa alma alumia,
Pois só ele dá calma e alegria,
E só ele nos pode guiar
E só ele nos pode guiar
2. Muito mais do que bons estudantes
Muito mais do que bons cidadãos,
Precisamos de andar vigilantes
Para sermos da fé bandeirantes;
Pois, colegas, nós somos cristãos!
Pois, colegas, nós somos cristãos!
3. Não busquemos apenas a glória
De alcançar quase todo saber,
Quer da ciência, quer da arte ou da história;
A razão é falaz e ilusória!
Sem Jesus nada pode valer!
Sem Jesus nada pode valer!
4. À pesquisa da pura verdade
Consagremos o nosso labor.
Todo engano enfraquece a vontade
A mentira não traz liberdade
E não cabe ao engano o louvor!
E não cabe ao engano o louvor!
5. Só em Cristo esta Pátria querida
Achará seu futuro feliz.
Nele está toda a luz, toda a vida.
Procuremos tornar difundida
5. Só em Cristo esta Pátria querida
Achará seu futuro feliz.
Nele está toda a luz, toda a vida.
Procuremos tornar difundida
A verdade em nosso País.
A verdade em nosso País
Mocidade - 382 a 392
Hino 382 - Mocidade Presbiteriana
Hino 383 - Um novo mundo
Hino 384 - Vamos com Jesus
Hino 385 - O estudante e a Bíblia
Hino 386 - Testemunho
Hino 387 - Combate (História)
Hino 388 - Mocidade, Avante!
Hino 389 - Avante, Mocidade!
Hino 390 - Fiéis Soldados
Hino 391 - Mocidade Fiel
Hino 392 - Vida vitoriosa
$ads={2}
Ênfase do hino
O hino "O estudante e a Bíblia" enfatiza a importância de Cristo como a fonte de luz e guia da vida dos estudantes cristãos.
A ênfase principal é a convocação para buscar a verdade pura em Cristo, em vez de buscar apenas o conhecimento humano e a glória pessoal.
Teologia do hino
O hino destaca a mensagem de Cristo como a fonte de luz e guia da vida dos estudantes cristãos.
A letra também enfatiza a necessidade de andar vigilante na fé e buscar a verdade pura em Cristo, em vez de confiar apenas na razão e no conhecimento humano.
A mensagem teológica central é a convocação para buscar Cristo em todas as coisas, inclusive no estudo, e para dedicar o trabalho acadêmico à pesquisa da verdade em Deus.
Textos bíblicos
O hino não cita explicitamente nenhum texto bíblico, mas podemos identificar alguns versículos que se relacionam com a mensagem do hino:
1) "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, pelo contrário, terá a luz da vida" (João 8:12).
2) "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33).
3) "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).
Metáforas e simbologia
1) "Luz que a razão irradia" - A razão é simbolizada como uma fonte de luz, mas a luz de Cristo é ainda mais brilhante e verdadeira.
2) "Pesquisa da verdade" - A pesquisa é simbolizada como um processo de descoberta da verdade, mas a verdade pura só pode ser encontrada em Cristo.
Aplicação prática
O hino nos lembra da importância de buscar a verdade em Cristo em todas as áreas da vida, inclusive no estudo acadêmico.
Devemos nos dedicar à pesquisa da verdade em Deus e andar vigilantes na fé, em vez de buscar apenas a glória pessoal e o conhecimento humano.
Além disso, é importante lembrar que só Cristo pode nos guiar e dar alegria e calma em todas as circunstâncias da vida.
Quando cantar
O hino é apropriado para ser cantado em momentos de culto universitário, eventos acadêmicos cristãos, e em ocasiões especiais como congressos e conferências de estudantes cristãos.
Ele também pode ser usado em momentos de adoração a Deus, para lembrar a importância de buscar a verdade em Cristo em todas as áreas da vida, inclusive no estudo acadêmico.