Hino 385 - O estudante e a Bíblia


Toda luz que a razão irradia
Nós podemos nos livros achar.
Mas só Cristo nossa alma alumia,
Pois só ele dá calma e alegria,
E só ele nos pode guiar
E só ele nos pode guiar

Muito mais do que bons estudantes
Muito mais do que bons cidadãos,
Precisamos de andar vigilantes
Para sermos da fé bandeirantes;
Pois, colegas, nós somos cristãos!
Pois, colegas, nós somos cristãos!

Não busquemos apenas a glória
De alcançar quase todo saber,
Quer da ciência, quer da arte ou da história;
A razão é falaz e ilusória!
Sem Jesus nada pode valer!
Sem Jesus nada pode valer!

À pesquisa da pura verdade
Consagremos o nosso labor.
Todo engano enfraquece a vontade
A mentira não traz liberdade
E não cabe ao engano o louvor!
E não cabe ao engano o louvor!

Só em Cristo esta Pátria querida
Achará seu futuro feliz.
Nele está toda a luz, toda a vida.
Procuremos tornar difundida
A verdade em nosso País.
A verdade em nosso País

Palavras-chave:
razão - Cristo - fé - verdade - pesquisa

Ênfase do hino:
O hino "O estudante e a Bíblia" enfatiza a importância de Cristo como a fonte de luz e guia da vida dos estudantes cristãos. A ênfase principal é a convocação para buscar a verdade pura em Cristo, em vez de buscar apenas o conhecimento humano e a glória pessoal.

Teologia do hino:
O hino destaca a mensagem de Cristo como a fonte de luz e guia da vida dos estudantes cristãos. A letra também enfatiza a necessidade de andar vigilante na fé e buscar a verdade pura em Cristo, em vez de confiar apenas na razão e no conhecimento humano. A mensagem teológica central é a convocação para buscar Cristo em todas as coisas, inclusive no estudo, e para dedicar o trabalho acadêmico à pesquisa da verdade em Deus.

Textos bíblicos:
O hino não cita explicitamente nenhum texto bíblico, mas podemos identificar alguns versículos que se relacionam com a mensagem do hino:
1) "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, pelo contrário, terá a luz da vida" (João 8:12).
2) "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33).
3) "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).

Metáforas e simbologia:
1) "Luz que a razão irradia" - A razão é simbolizada como uma fonte de luz, mas a luz de Cristo é ainda mais brilhante e verdadeira.
2) "Bandei-rantes da fé" - A bandeira é um símbolo de identidade e pertencimento, e os estudantes cristãos são chamados a serem "bandeirantes da fé", ou seja, a identificarem-se com a fé cristã em todas as coisas.
3) "Pesquisa da verdade" - A pesquisa é simbolizada como um processo de descoberta da verdade, mas a verdade pura só pode ser encontrada em Cristo.

Aplicação prática:
O hino nos lembra da importância de buscar a verdade em Cristo em todas as áreas da vida, inclusive no estudo acadêmico. Devemos nos dedicar à pesquisa da verdade em Deus e andar vigilantes na fé, em vez de buscar apenas a glória pessoal e o conhecimento humano. Além disso, é importante lembrar que só Cristo pode nos guiar e dar alegria e calma em todas as circunstâncias da vida.

Quando cantar:
O hino é apropriado para ser cantado em momentos de culto universitário, eventos acadêmicos cristãos, e em ocasiões especiais como congressos e conferências de estudantes cristãos. Ele também pode ser usado em momentos de adoração a Deus, para lembrar a importância de buscar a verdade em Cristo em todas as áreas da vida, inclusive no estudo acadêmico.

Andrei Barros

linkedin youtube facebook Andrei é editor do blog Semeando Vida. Ele é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil com cerca de 20 anos de experiência. Em 1998 foi missionário em Portugal. Em 2003, formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e foi ordenado pastor no ano seguinte. Em 2015, obteve a licenciatura em História. Tem MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Atualmente estuda Psicologia e faz MBA em Gestão de Projetos, além de pós-graduação em Comunicação e Relacionamento Interpessoal.

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook