Damos a Jesus louvor,
Pois do mal nos tem guardado
Nesse ano, com amor.
Nesse ano, nesse ano com amor.
Filho eterno, a ti rogamos
Que, por tua compaixão,
Continues concedendo
Aos teus servos proteção.
Aos teus servos, aos teus servos proteção.
A Palavra preciosa
Faze em nós frutificar!
Das doutrinas do Evangelho
Não nos deixes afastar;
Não nos deixes, não nos deixes afastar.
O teu povo aqui dirige
A cumprir o seu dever,
E alegre, consagrado,
Ao teu mando obedecer,
Ao teu mando, ao teu mando obedecer.
Do pecado nos afasta,
Nossos passos vem guiar!
E esquecidas nossas culpas,
Um bom ano vem nos dar.
Um bom ano, um bom ano vem nos dar. Amém.
Ano Novo - 373 a 375
Hino 373 - Ano novo
Hino 374 - Saudando o ano novo
Hino 375 - O ano velho
Ênfase do hino:
O hino O Ano Velho é uma oração de agradecimento a Jesus pelo cuidado e proteção concedidos durante o ano que se encerra. A ênfase principal é a devoção e a fidelidade aos ensinamentos de Jesus para o ano que se inicia.
Teologia do hino:
O hino destaca a soberania e o amor de Jesus como protetor e guardião de Seus servos durante o ano que se encerra. A letra também enfatiza a importância da Palavra de Deus em nossas vidas e a necessidade de obedecê-la. A mensagem teológica central é a confiança em Jesus para guiar-nos e proteger-nos em todos os momentos.
Textos bíblicos:
O hino não cita explicitamente nenhum texto bíblico, mas podemos identificar alguns versículos que se relacionam com a mensagem do hino:
1) "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará" (Salmos 23:1).
2) "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2 Timóteo 3:16).
3) "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6).
Metáforas e simbologia:
1) "Da Palavra preciosa faze em nós frutificar!" - A Palavra de Deus é comparada a uma semente que deve ser cultivada em nossas vidas para produzir frutos.
2) "E esquecidas nossas culpas, um bom ano vem nos dar" - O perdão e a misericórdia de Deus são simbolizados como um novo ano cheio de bênçãos e oportunidades.
3) "O teu povo aqui dirige a cumprir o seu dever" - Jesus é comparado a um guia que nos direciona no caminho certo para cumprir nossa missão.
Aplicação prática:
O hino nos lembra da importância de sermos gratos a Jesus pelo cuidado e proteção em nossas vidas durante o ano que se encerra.
Devemos buscar a Palavra de Deus como fonte de ensinamento e direção para nossas vidas e praticar a obediência aos seus ensinamentos.
Além disso, devemos confiar em Jesus como nosso guia e protetor para o novo ano que se inicia, buscando cumprir nossa missão com alegria e consagração.
Quando cantar:
O hino é apropriado para ser cantado em cultos de ação de graças pelo fim do ano, ou em momentos de oração e reflexão sobre a proteção e cuidado de Deus em nossas vidas.
Ele também pode ser usado em momentos de renovação espiritual, como retiros ou campanhas evangelísticas, para incentivar a busca pela Palavra de Deus e a fidelidade a seus ensinamentos.
Tags
alegria
amor
ano novo
compaixão
consagração
frutos
guia
hinário presbiteriano
Jesus Cristo
louvor
novo cântico
obediência
pecado
povo
proteção