Hino 236 - Em linda noite


Em linda noite o mundo, a nós
Em coro angelical,
Com harpas de ouro, o céu quis dar
Um canto divinal.
E a toda a terra, então, se fez
Promessas imortais
De glória a Deus, aos homens paz,
Com bênçãos eternais.

Pairando sobre a terra estão
Os anjos a cantar,
E sobre o mundo pecador
Derramam luz sem par.
Acima dos tormentos mil,
Angústias do viver,
Proclamam vida perenal,
Pois bênçãos vêm trazer.

E vão-se os dias sem cessar,
Segundo a voz de Deus,
Mas sobre a terra as gerações
Caminham rumos seus!
E quando, enfim, reinar a paz
De Cristo, o Salvador,
Os salvos todos cantarão
Em coro o seu louvor!

Palavras-chave: anjos - paz - bênçãos - glória - louvor

Ênfase do hino: O hino enfatiza a mensagem dos anjos sobre a paz e as bênçãos de Deus para a humanidade, e conclama todos a louvar a Deus por essas dádivas.

Teologia do hino: O hino fala sobre a mensagem dos anjos anunciando a paz e as bênçãos de Deus para a humanidade, uma mensagem que foi cumprida na vinda de Jesus Cristo. A paz anunciada pelos anjos é a paz que Cristo trouxe através de sua morte e ressurreição, a paz que nos reconcilia com Deus. As bênçãos eternais mencionadas no hino são as bênçãos da salvação, vida eterna, perdão dos pecados e comunhão com Deus. O hino conclama os crentes a louvar a Deus pelos maravilhosos dons que Ele tem concedido.

Textos bíblicos: 
- "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade!" (Lucas 2:14)
- "Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 15:57)
- "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Metáforas e simbologia: 
- "Com harpas de ouro, o céu quis dar um canto divinal" - A harpa é um instrumento musical que simboliza a adoração e a música celestial.
- "Derramam luz sem par" - A luz simboliza a revelação divina e a iluminação que vem do conhecimento de Deus.
- "E quando, enfim, reinar a paz de Cristo, o Salvador, os salvos todos cantarão em coro o seu louvor!" - A paz de Cristo é simbolizada como o momento em que todos os crentes se unem em adoração e louvor a Deus.

Aplicação prática: O hino nos lembra da mensagem dos anjos sobre a paz e as bênçãos de Deus, e nos convida a louvar a Ele por esses dons. Como cristãos, devemos sempre nos lembrar da paz que Cristo trouxe através de sua morte e ressurreição, e do amor de Deus que nos concede a salvação e a vida eterna. Devemos dar graças a Deus por esses dons e buscar viver em comunhão com Ele, buscando sempre a sua vontade em nossas vidas.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado em cultos de adoração e louvor, especialmente em épocas litúrgicas como o Natal e a Páscoa, que lembram eventos importantes da história da salvação. Também pode ser cantado em momentos de celebração da vida e da fé cristã, como casamentos e batismos, bem como em momentos de luto e consolo, como em funerais.

Andrei Barros

linkedin youtube facebook Andrei é editor do blog Semeando Vida. Ele é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil com cerca de 20 anos de experiência. Em 1998 foi missionário em Portugal. Em 2003, formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e foi ordenado pastor no ano seguinte. Em 2015, obteve a licenciatura em História. Tem MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Atualmente estuda Psicologia e faz MBA em Gestão de Projetos, além de pós-graduação em Comunicação e Relacionamento Interpessoal.

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook