Hino 228 - De Deus, o Ungido


Saudai de Deus, o Ungido,
O Filho de Davi;
Saudai o Prometi-do
Que vem reinar aqui!
As garras da maldade
Partiu e nos livrou!
E um reino de equidade
No mundo, então, criou!

O Justo, em sofrimento,
Socorre com amor;
Aos pobres dá sustento
E aos fracos dá vigor.
Aos tristes dá alegria,
Desfaz a escuridão,
E ao que pereceria
Outorga a salvação.

No trono glorioso
Então se assentará!
Das eras vitorioso,
Bendito reinará
Concerto permanente
Conosco irá guardar
Seu nome, eternamente,
Traduz amor sem par.

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a exaltação de Jesus Cristo como o Ungido e Prometido de Deus, que veio para salvar e estabelecer seu reino de amor e justiça na terra.

Teologia do hino: O hino "Saudai de Deus, o Ungido" apresenta uma teologia cristã que enfatiza a soberania e a bondade de Deus, que cumpriu sua promessa de enviar o Messias para salvar seu povo. 

O hino destaca a obra redentora de Cristo, que partiu as garras da maldade e criou um reino de equidade na terra. A teologia do hino se concentra na pessoa de Cristo como o Justo que socorre com amor, dá sustento aos pobres e vigor aos fracos, traz alegria aos tristes e salvação aos que pereceriam.

Textos bíblicos: O hino está baseado em várias passagens bíblicas que falam sobre o Messias e seu reino, incluindo o Salmo 2:2, o Salmo 72:1-4, Isaías 9:6-7 e Lucas 1:31-33.

Metáforas e simbologia: As principais metáforas e simbolismos do hino estão relacionados à narrativa bíblica da pessoa de Jesus Cristo e sua obra redentora. Expressões como "Ungido", "Prometido", "reino de equidade" e "salvação" são usadas para descrever a obra de Cristo e seu significado para a vida dos crentes. O hino também usa a metáfora da luz para descrever a importância da obra de Cristo na vida dos crentes.

Aplicação prática: O hino "Saudai de Deus, o Ungido" nos lembra da soberania de Deus e de sua fidelidade em cumprir suas promessas. Ele nos encoraja a confiar em Cristo como nosso Salvador e Senhor, que veio ao mundo para criar um reino de justiça e amor. Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Cristo e buscar ajudar os pobres, fracos e tristes, e compartilhar a mensagem de salvação com os que perecem. 

Quando cantar: Este hino é apropriado para épocas litúrgicas como advento ou natal, além de ocasiões especiais, como cultos de adoração ou celebrações de aniversário da igreja. Também pode ser cantado em momentos de reflexão pessoal, como em momentos de oração ou devoção individual.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: