Hino 122 - Necessidade


À minha voz, ó Deus, atende,
Pois noite e dia clamo a ti!
Tão débil sou, tão pobre aqui,
A meus queixumes e gemidos
Vem dar ouvidos!

Da vida e luz Tu és a fonte!
Em mim opera o teu poder!
Minha oração vem receber,
Pois de meu leito o sol vigio
E em ti confio.

Não és um Deus que te comprazes
Nas transgressões do pecador
Bondoso e justo és Tu Senhor!
E teu favor jamais consentes
Aos maldizentes.

Meus pés, à luz de teus caminhos,
Humilde e fiel dirigirei.
Tu és meu Deus, Tu és meu Rei!
À tua vista andar eu quero,
Puro e sincero

Em ti exultarão os justos,
Rejubilando em tua paz.
De todo o mal os guardarás
Pois tua Lei, ó Deus, conhecem
E te obedecem. Amém.

Ênfase do hino - A ênfase principal do hino é o reconhecimento da dependência de Deus e da necessidade de sua graça e misericórdia.

Teologia do hino - O hino expressa a teologia da oração, que é a comunicação com Deus por meio de palavras e atitudes. O hino mostra que a oração é um ato de fé, humildade e confiança em Deus, que é o único que pode atender às nossas necessidades espirituais e materiais. O hino também mostra que a oração é uma forma de adoração, louvor e obediência a Deus, que é santo, bondoso e justo.

Textos bíblicos - Alguns textos bíblicos que podem ter inspirado o hino são:
“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33:3) Esse texto mostra que Deus convida o seu povo a clamar a ele em tempos de angústia e promete revelar-lhe os seus propósitos e promessas.

“A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.” (Salmos 62:1) Esse texto mostra que Deus é a única fonte de salvação e esperança para o salmista, que confia nele em meio às adversidades.

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:8-9) Esse texto mostra que Deus é fiel e justo para perdoar os pecadores que se arrependem e confessam os seus pecados.

Metáforas e simbologia - Algumas metáforas e simbologias do hino são:
“À minha voz, ó Deus, atende” - Essa frase significa o pedido de atenção e resposta de Deus à oração do salmista.

“Da vida e luz Tu és a fonte” - Essa frase significa que Deus é o criador e sustentador de todas as coisas, e que ele ilumina o entendimento e o caminho dos seus filhos.

“Não és um Deus que te comprazes nas transgressões do pecador” - Essa frase significa que Deus é santo e abomina o pecado e seus praticantes.

“Meus pés, à luz de teus caminhos” - Essa frase significa que o salmista deseja seguir a vontade de Deus revelada na sua palavra.

“Em ti exultarão os justos” - Essa frase significa que os que são justificados pela fé em Deus se alegrarão na sua presença e na sua paz.

Aplicação prática - A aplicação prática do hino é nos incentivar a orar a Deus com fé, humildade e confiança, reconhecendo a nossa dependência dele e a sua soberania sobre todas as coisas. O hino também nos lembra que devemos adorar a Deus com sinceridade, pureza e obediência, pois ele é santo, bondoso e justo.

Quando cantar - O hino é apropriado para cantar em qualquer ocasião que se queira expressar o reconhecimento da necessidade de Deus e da sua graça. Também pode ser cantado em momentos de súplica, intercessão ou gratidão. O hino pode ser usado como uma oração pessoal ou coletiva.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: