As Bem-Aventuranças (7) - Os Pacificadores

Esperança eterna


Leitura Bíblica: Salmos 25.15-21
De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança (Sl 5.3).

Uma lenda diz que havia em uma gruta uma urna com a verdade da vida. Multidões lançaram-se, ao longo dos tempos, numa procura incessante, pois lá haveria respostas às inquietações humanas. 

Três chegaram lá, em momentos diversos e tiveram reações distintas com o que viram. 

Sob uma laje, logo removida, estava a inscrição com uma única palavra: esperança

O primeiro peregrino exasperou-se: - Tanto sacrifício para nada. Andanças intermináveis, assaltantes, armadilhas, ataques de animais selvagens, doenças e, afinal, uma mera palavra! 

Enlouqueceu de ódio e desapareceu. 

O segundo, não acreditou ter atingido o objetivo e prosseguiu na caminhada de procura. 

O terceiro, inicialmente surpreso, procurou entender o que haveria por trás da mensagem e a considerou em plenitude. 

Pensou: “Sim, como não havia atentado antes? A esperança é a vida. Com a esperança no coração tudo se torna viável. A esperança antecipa-se à conquista.” 

E, assim, feliz por ter encontrado a chave para entender a verdade da vida, prosseguiu caminhando, com a esperança, que é o sonho prestes a se transformar em realidade.

Esperança é vida. Sábia palavra, sábia verdade. A alegria não pode ser encontrada em qualquer conquista deste mundo. 

Jesus se apresenta como o único caminho. Deus é a nossa esperança. Não existe outra maneira de encontrar motivação para a vida. 

Muitos buscam motivação nas suas posses, nos seus cargos e até na ajuda ao próximo. Todas estas coisas são importantes, mas não podem substituir a nossa esperança em Deus. 

Tudo que existe neste mundo passa, mas quem é movido por Deus vive eternamente. O maior tesouro que recebemos é a salvação em Cristo Jesus, a esperança da vida eterna.

Que possamos gritar bem alto como disse o salmista: “Guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”.

Quem tem esperança tem vida.

Comentários