Controle do medo


Leitura Bíblica: Salmo 62.5-8
Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam (Sl 9.10).

O medo é uma reação natural diante de qualquer situação de perigo. Por um lado, isso é muito bom. Imagine se você estiver atravessando a rua e um ônibus vier em sua direção. Se o medo não existisse, você simplesmente seria atropelado. 

Mas o medo o desperta a pelo menos tentar sair da frente do ônibus. O medo faz com que o nosso cérebro receba um aviso de perigo e desperta uma reação em nosso corpo. 

O problema do medo é quando ele vai ocupando lugares que não devia. Muitos se tornam muito sensíveis ao medo. Na mente destes, vento vira furacão, barata vira escorpião, cachorro vira leão, gripe vira infecção.

Charles Spurgeon, certa vez, pregou um sermão sobre medos desnecessários. Ele disse: “muitos entre o povo de Deus estão constantemente sob apreensões de calamidades que nunca lhes ocorrerão, e eles sofrem muito mais em simplesmente temê-las do que teriam que suportar caso elas realmente se abatessem sobre eles. 

Em sua imaginação existem rios em seu caminho, e eles estão ansiosos para saber como devem percorrê-los ou nadar através deles. 

Tais pessoas receosas estão continuamente atravessando pontes que só existem em suas fantasias. Elas se apunhalam com punhais imaginários, definham até à morte em fomes imaginárias e até mesmo enterram-se em túmulos imaginários”.

Elyse Fitzpatrick em seu livro Vencendo Medos e Ansiedades diz: “Imaginações indisciplinadas são a causa do abatimento e da ansiedade. Uma mente sã é uma mente que pode desfrutar de paz mesmo em meio a uma grande tempestade porque está ancorada no que é realmente verdade. 

A nossa relação com o Senhor, particularmente, a nossa compreensão de quem ele é, e o significado da sua palavra, farão toda a diferença na forma como lidamos com as situações da vida e com os nossos medos”. 

A confiança em Deus nos faz superar nossos medos. Na força do Senhor podemos descansar.

Além do Senhor não existe quem possa nos socorrer.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: