Verdadeiro líder


Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato (Pv 28.2).

Um grande líder cristão, discutindo os maiores problemas da Igreja, ressaltou o da liderança. Disse ele: "O mundo está muito necessitado de líderes. Está tão ansioso que, ao ouvir a voz de alguém, o segue. E é uma tragédia que siga tão bem a um líder mau como a um bom." 

No ato de seguir a qualquer líder, o homem se parece com as ovelhas. Se observamos um rebanho mudando-se de um pasto para outro, veremos que todo o rebanho seguirá a primeira ovelha que se colocar à frente. 

E muitas vezes, antes que o pastor tenha tempo de abrir o portão, a ovelha guia pula a cerca, na pressa de comer o sal ou beber a água, e todas as demais lhe seguem o exemplo.

A maior necessidade do mundo hoje em dia, humanamente falando, é a de liderança sábia: 

Um líder deve ter as seguintes qualidades: Humildade, propósito, confiança, personalidade, calma, domínio próprio, paciência, simpatia, abnegação, obediência e amor. Como foi dito, o homem se parece com as ovelhas. O homem quer também um líder a quem possa seguir. Um líder que apenas mande e não faça, não será obedecido. Um líder deve ser o primeiro entre companheiros (Ilustrações EBD - Convenção Batista 1947).

O verdadeiro líder busca em humildade a orientação de Deus para o seu trabalho. Não basta ter habilidade, precisa ser íntegro. Este quanto se dispõe a servir a Deus não visa interesse pessoal. Seu desejo e alegria é ver o trabalho sendo realizado e concluído. 

Um líder não pode ser apenas um sonhador, deve ser capaz de comunicar sua visão fazendo outros sonharem com ele. O líder é um encorajador, uma influência positiva para a concretização de um projeto.

Que Deus levante homens e mulheres que tenham integridade e competência, visão e inspiração, capazes de cumprir o importante chamado que lhes foi conferido. Deve presidir, com diligência (Rm 12.8b).

Exerça seu chamado com sabedoria.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: