Bons amigos


O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se (Pv 12.26).

Cada dia fica mais difícil ser simpático. Digo isso porque as pessoas estão tão sensíveis que qualquer observação que fazemos, elas se sentem ofendidas. Acredito que nem por isso devemos mudar nossa forma de conversar com os outros. 

Devemos ser sinceros e verdadeiros, mesmo que isso nos custe algumas baixas de amizade. É perigosa a atitude de buscar sempre querer agradar os outros. 

Por outro lado, sempre temos que tomar cuidado para não sermos realmente antipáticos. Isso acontece quando em nossas conversas criticamos duramente os outros, quando só enxergamos os defeitos dos outros. 

Ainda, quando usamos palavras desnecessariamente deselegantes. Maltratar as pessoas nunca é uma boa saída, é cometer o chamado "sincericídio".

Como uma boa amizade para os outros, devemos ajudar nosso próximo. Incentivá-lo em seu caminho e decisões. Quando percebermos que ele está cometendo algo errado devemos corrigi-lo com brandura. 

Por amizade entenda-se o maior amor, o maior valor, a comunicação mais aberta, os sofrimentos mais intensos, a verdade mais clara, o conselho bem sincero, o grande encontro de mentes de que são capazes homens e mulheres de coragem (Jeremy Taylor).

Todos nós necessitamos de bons amigos e precisamos ser bons amigos para as outras pessoas. Alguns dizem “Antes só do que mal acompanhados”. O melhor é dizer: Antes bem acompanhado do que só. 

Estar só num mundo com tantas pessoas chega a ser um modo doentio de vida. Nenhum de nós foi criado para viver só. Todos nós precisamos de amizades espirituais. Tenhamos bons amigos, sejamos bons amigos para os outros. 

Nosso melhor amigo e conselheiro é Deus. Ele nos faz companhia, nos guiara e nos ensinará como nos comportarmos melhor. Que possamos ser justos, honestos e cautelosos em nossas amizades. “O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar” (Pv 12.26 RA).

Amizade é porta de oportunidade.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: