Orando no Espírito


E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve (1 Jo 5.14).

“Edifiquem-se, orando no Espírito”. Estas palavras de Judas são uma importante orientação para nós que queremos ter uma vida de santidade (Leia Judas 1.20-21).

É possível permanecer firme mesmo diante das tentações e más influências, edificando, construindo no alicerce oração. 

Deve ficar claro que orar no Espírito não se refere a falar em línguas como muitos entendem. Muitos confundem orar no Espírito com um orar sem palavras. 

Mas, pelo contrário, é orar com palavras e conforme a Palavra. É uma oração que tem sua origem na palavra de Deus. “É orar por aquilo que é coerente com o espírito da vontade de seus desejos, diretrizes e decretos” (Macarthur).

Orar no Espírito é orar com o espírito, em concordância com o Espírito. A verdadeira oração edifica nossas vidas. “Pela Palavra conhecemos a vontade de Deus, através da oração encontramos direção para como melhor aplicá-la em nossa vida particular" (Macarthur). 

Portanto, precisamos buscar comunhão com Deus e seu Espírito. Precisamos estudar a Bíblia. “Quando oramos no Espírito Santo nos submetemos a ele, descansamos em Sua sabedoria, buscamos a Sua vontade, e confiamos em seu poder” (Macarthur).

Embora não sabendo orar como convém. Deus nos orienta, molda o nosso coração e coloca palavras em nossa boca. Para orar no Espírito, o próprio Espírito Santo nos auxilia. Ele nos ama, ele nos ensina e intercede por nós. 

Veja o que Paulo diz: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rnt 8.26). 

O Espírito nos ajuda, nos ensinando o que dizer e também intercedendo, falando com Deus, levando pedidos a ele de coisas que nós realmente precisamos. O Espírito Santo fala com Deus em nosso lugar, “porque segundo a vontade de Deus é que ele (o Espírito Santo) intercede pelos santos” (Rm 8.27).

A oração no Espírito não fica sem resposta.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

1 Comentários

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

  1. Mais uma inspirada meditação do nosso querido irmão Rev. Hebert Gonçalves. Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: