Quem é você quando ninguém está olhando - Reflexão Bíblica sobre Sinceridade

De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? (Tg 4.1).

No Carnaval, algumas pessoas colocam máscaras, ou será que elas, na verdade, tiram suas máscaras? Acredito que mais do que colocar máscaras, muitos tiram a máscara.

Tiram a máscara de pessoas certinhas e encarnam quem realmente são: beberrões, adúlteros, depravados e muito mais.

Muitos colocam uma máscara física para esconder o rosto e tentar não ser reconhecidos em meio aos excessos que vão cometer.

Mas, na verdade, estão despindo as suas máscaras morais para demonstrar quem realmente são lá no fundo.

Infelizmente, o Carnaval é um momento em que muitas pessoas deixam os seus desejos aflorarem. Como diz uma antiga marchinha escrita por Chico Buarque:

“É Carnaval, não me diga mais quem é você, amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr, deixa o dia raiar que hoje eu sou da maneira que você quiser, o que você pedir eu lhe dou, seja você quem for, seja o que Deus quiser...”

Mas e aqueles que não vão ao Carnaval? Quem realmente são? Será que vivem com ou sem disfarces?

Nenhuns de nós deveria usar máscaras. Elas só servem para quem está representando um papel, tentando esconder sua verdadeira face.

O verdadeiro significado de viver com sinceridade

O verdadeiro cristão deve ser sincero. Esta palavra, “sincero”, vem do latim sinceru, que quer dizer sem cera, sem mistura, sem máscaras.

Nossa vida não pode ser como a dos religiosos do passado, que viviam do ritualismo e de aparências.

Eles haviam aprendido as fórmulas e as repetiam diariamente, mas os seus corações estavam distantes dos lábios.

Nossa caminhada diária deve ser uma expressão honesta do que sentimos e pensamos, a partir da ação transformadora de Deus em nós.

Neste período de Carnaval vemos muita gente abusando da carne. Mas nossa maior atenção deve estar na difícil missão de olhar para dentro de nós mesmos em reconhecimento do quanto precisamos da misericórdia de Deus.

Diante de Deus não podemos esconder quem realmente somos.

Autor: Hebert Gonçalves

Postagem Anterior Próxima Postagem
Instalar Hinário Presbiteriano no Celular Instalar Hinário Presbiteriano no Celular