O uso sábio do dinheiro


São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos (SI 19.10). 

Paulo dá instruções a Timóteo e exorta a igreja. Ele diz que eles, no lugar de buscarem lucrar com a piedade e mercadejarem a fé, deviam buscar o lucro de ser piedosos. 

A piedade é grande fonte de lucro, buscar a Deus é muito melhor do que buscar os tesouros materiais. Nossa atenção e desejo devem estar em buscar a Deus, antes que buscar o ouro. 

O dinheiro é algo muito bom, mas Paulo muito bem adverte que o amor ao dinheiro é fonte e armadilha para muitos males. 

Ganhar dinheiro e obter lucro não é errado. O problema é como obtenho lucro e como gasto o que lucro. Muitos que amam o lucro se deixam levar por uma busca de dinheiro, explorando o próximo, sonegando impostos, mentindo. 

E o dinheiro obtido serve apenas para atender as intenções de seu coração. Vivem acumulando riquezas, gastando em excesso em seus diversos prazeres. 


Paulo em nosso texto base dá algumas instruções a respeito deste assunto. Primeiro ele diz: Não sejam orgulhosos. Não deixe que o dinheiro cause orgulho. Cuidado com o sentir-se superior por causa de suas aquisições. 

Não deposite sua confiança na instabilidade da riqueza. Mas confie em Deus. Ele nos proporciona tudo o que precisamos. Ele nos dá o sustento necessário aqui neste mundo. 

No lugar do orgulho pelo dinheiro, devemos ter gratidão a Deus que nos dá forças para trabalhar, que nos dá emprego e melhores salários. 

Em segundo lugar, Paulo diz: Pratiquem a bondade. Ele não diz que devemos dar todo nosso dinheiro aos pobres, mas ajudá-los. Se eu der todo meu dinheiro aos pobres, vou ficar pobre e precisar de ajuda. 

Se eu trabalhar para ganhar mais dinheiro e ter mais lucro, poderei contribuir mais na ajuda aos necessitados. 

Um empresário bem sucedido pode e deve ajudar aos necessitados e contribuir no trabalho da evangelização. Independente de ser rico, todos nós devemos ser bondosos com o dinheiro que temos. 

Dinheiro é uma bênção na vida do cristão.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: