Examinai-vos


Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. 
Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados 
2 Coríntios 13.5 

Muitas vezes encontramos pessoas que tem a facilidade de encontrar erros nos outros, mas não param para uma análise pessoal.

Isso estava ocorrendo na igreja de Corinto. Os irmãos tiveram a capacidade de questionar o próprio apóstolo Paulo, mas não enxergavam seus próprios pecados. 

Paulo estava prestes a fazer uma visita àqueles irmãos e, caso eles não se arrependessem, teria que tornar a repreendê-los. 

Por isso os alerta sobre o que estavam fazendo de errado, mas principalmente diz que eles mesmos deveriam fazer um exame em seu coração. 

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos (2 Co 13.5a - RA). 

Este versículo nos faz lembrar da importância de um autoexame da vida espiritual e conduta diária pessoal. 

O que caracteriza a apostasia é deixar de orar, de obedecer à mensagem da Escritura, de adorar e de se associar com irmãos crentes no Dia do Senhor. Preparem espiritualmente, 'examinem' e 'testem'. O apóstolo ordena enfaticamente que seus leitores empreendam a tarefa crucial da introspecção (Simon Kistemaker). 

Este exame conduz ao reconhecimento da vontade de Deus. Aponta o que deve ser mudado, o que deve ser deixado. Nos conduz ao arrependimento e à mudança de atitude. 



Só podemos fazer isso com o auxílio de Deus que conhece e sonda nosso coração. Paulo ora pelos Coríntios para que eles pudessem reconhecer suas faltas. Precisamos orar como o salmista, no Salmo 139.23-24, que disse: 

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. 

Deus habita em nós pelo Espírito Santo. O Senhor conhece a motivação dos nossos pensamentos. Ele intercede por nós. Que possamos ouvir seus conselhos, seguir seu caminho. 

Somente o autoexame nos conduzirá à verdade.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: