Cuspir Rápido


Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal (Hb 5.14). 

O pastor Bruce Wilkinson conta uma viagem de pescaria que fez. 

“Tínhamos um guia que nos lembrou de que era um local onde tínhamos de pescar e soltar. Joguei a linha com a isca e fiquei observando a boia ser levada pela correnteza. Nada.

Quando me preparei para recolher a linha, ouvi o guia dizendo: 'deixou escapar um'. Fiquei surpreso, mas lancei a linha novamente. Enquanto observava a boia sendo levada, o guia repetiu: 'Deixou escapar outro'. Depois de uns momentos, acrescentou: 'Acabou de deixar um peixe escapar'. 

Frustrado, entreguei a vara de pescar ao guia e sugeri que me mostrasse como fazer. Afastei-me da margem.

Sorrindo triunfante. Ele atirou a linha no mesmo local onde eu atirara antes. Imediatamente uma grande truta mordeu a isca! 



Pedi que o guia me contasse seu segredo. Ele explicou que como os peixes vivem num local onde devem ser soltos depois de apanhados, já foram fisgados dezenas de vezes, talvez centenas. 

Ficam observando a isca, depois tocam nela de leve, com a ponta da boca. Se sentirem qualquer coisa dura dentro, cospem imediatamente. É só uma fração de segundo. 

A razão de não ter apanhado nenhum não foi porque eles não morderam a isca, mas sim porque eu ainda não havia desenvolvido a sensibilidade necessária para fisgá-los naquela fração de segundo antes que eles 'cuspam' a isca!” 

A aplicação que o pastor Bruce faz à sua pescaria é a respeito da tentação. A tentação pode estar tentando nos apanhar, por isso temos de aprender a cuspi-la rapidamente, sem lhe dar tempo de nos ‘fisgar’. 

Precisamos estar preparados. É preciso discernir as armadilhas que nos são oferecidas em forma de alimento, prazer, alegria e vencer a tentação jogando rapidamente para fora aquilo que é falso, maligno. É preciso cuspir o veneno antes que ele venha a contaminar nosso organismo. 

Que possamos discernir os bons e maus desejos do coração.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: