Feituras de Deus


“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas - Efésios 2.1-10

Nesta porção de Efésios 2.1-10 o apóstolo fala sobre a salvação pela Graça de Deus, demonstrando o que fomos no passado, o que somos no presente e o que seremos no futuro.

Notamos que Paulo ao nos falar, em Cristo, por diversas vezes, ele está nos fazendo compreender, que Ele é a base de todas as bênçãos concedidas aos eleitos de Deus. 

Entendendo isso vamos notar que, agora como Feituras de Deus, em nossas vidas:

I –HAVIA UM PASSADO HEDIONDO - (vv. 1-3) Cinco Pontos Estarrecedores
Nestes três primeiros versículos que narram de maneira bem clara e sucinta como era a nossa vida sem Cristo o apóstolo Paulo nos fala de como era a nossa situação.

É um quadro estarrecedor para quem, hoje, vive na luz de Cristo e conhece a situação dos pecadores que estão longe do Salvador. Paulo descreve os Cinco Pontos Estarrecedores:

1º) “estando mortos nos vossos delitos e pecados”; Aqui fica subentendido que a situação da pessoa sem Cristo e em pecado é a de um morto. E é assim que Deus vê a humanidade ímpia e sem salvação: como mortos ambulantes.

2º) “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo”; Uma vez que a pessoa está sem Cristo, morta em seus delitos e pecados, ela é escrava do mundo. Os conceitos mundanos a dominam, fazem parte do seu estilo de vida. 

3º) “segundo o príncipe da potestade do ar”; Sem Cristo e morta, a pessoa é prisioneira do diabo para fazer o que ele manda e determina. Vemos esse quadro doloroso naqueles endemoninhados que o Senhor Jesus Libertou.

4º) “segundo as inclinações da nossa carne” . As inclinações da carne levam a pessoa a fazer o que deseja; a inclinar-se na prática do pecado que lhe oferece alimento para os seus apetites, e não para fortalecer a sua alma.

5º) “e éramos por natureza filhos da ira”. O pior quadro que Paulo descreve é o de ser filho da ira. Isto significa que uma vez que a pessoa não foi inclusa na família de Deus ela está condenada à ira divina vindoura no Dia do Juízo.


II –HÁ UM PRESENTE ABENÇOADO - (vv. 4-6, 8-10) Quatro Pontos Abençoadores

Os versículos 4-6 e 8-10 descrevem o estado no qual se encontram aqueles que foram agraciados pela salvação e creem em Jesus como Salvador. Paulo destaca aqui Quatro Pontos Abençoadores quando inicia o v.4 com estas belas palavras: “Mas Deus sendo rico em misericórdia”: E assim os vemos que...por causa...

1º) “...do grande amor com que nos amou.

2º) “...nos deu vida juntamente com Cristo em Deus”,

3º) “...e, juntamente com ele nos ressuscitou”

4º) “...e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. O privilégio do pecador perdoado e resgatado, colocado em posição tão importante, é viver o presente num estado tão abençoado. Não conseguimos entender porque tantos crentes vivem uma vida tão pobre e precária.

III –HAVERÁ UM FUTURO GLORIOSO- (v.7) Três Pontos Glorificadores

“...para mostrar, nos séculos vindouros,”. Paulo nos diz que há um futuro glorioso para o crente.

1º) “...a suprema riqueza de Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

2º) “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus...”

3º) “...as quais Deus, de antemão preparou para que andássemos nelas”.

É emocionante a maneira como Paulo nos informa do Futuro Glorioso que nos aguarda. A expectativa de nossas almas nos faz transcender em alegria que se torna impossível descrevê-la em palavras humanas.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: