Graça e paz!


Graça a vos outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo - Efésios 1.2

Uma das saudações cristãs que eu mais gosto é esta: "Graça e paz". Talvez seja porque, quando retornei à igreja na minha adolescência, a comunidade que eu frequentava usava habitualmente esta saudação. Até hoje costumo saudar a igreja durante o culto desta forma.


Você já pensou no significado destas duas palavras, graça e paz

Quando escrevemos uma carta é normal que façamos uma saudação antes do assunto em si. Não era diferente na época do apóstolo Paulo.

Ele faz isso na carta que escreve para a igreja de Éfeso. Todavia, em sua adaptação das cartas helênicas, o apóstolo tirou as saudações seculares e compôs uma saudação cristã que pode se resume nestas duas palavras principais: graça e paz. 

Esta saudação tornou-se uma bênção, ou mesmo uma oração. Sua função era para que os que iriam ler a carta pudessem conhecer inteiramente o favor gratuito e imerecido vindo de Deus.

Afinal, Deus é o Deus da graça. Do favor imerecido. Que entregou por nós o seu Filho na cruz. O Senhor é também o Deus da paz, da reconciliação, do relacionamento em amor.

 É o Deus que vem ao encontro de suas criaturas, traz sentido para a vida e tudo isso culmina numa inexprimível e sólida paz.


A graça e a paz vem de “Deus nosso Pai”, como a origem de todas as coisas, e “do Senhor Jesus Cristo”, que por aquilo que fez, trouxe graça e paz aos homens e mulheres. 

Jesus se fez carne, "habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai" - João 1.14.

Ele também disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" - João 14.27

Que Deus abençoe nosso relacionamento como igreja. E lembremos sempre que Deus quer que o nosso relacionamento aconteça baseado na sua graça e na sua paz.

--------------------------------------------------
Andrei de Almeida Barros é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1998 trabalhou como missionário em Portugal. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e ordenado pastor em 2004. Atualmente cursa Licenciatura em História. É fundador e editor do site www.semeandovida.org

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: