Temas que se relacionam com o cristão (2)


Na edição passada, refletimos sobre alguns aspectos que envolvem todos os cristãos. O objetivo é deixar claro que o cristão é resultado de uma obra complexa por parte de Deus. Logo, sua vinda à igreja e modo como vive é produto daquilo que Deus fez.

Hoje, finalizaremos essa abordagem, demonstrando outros aspectos relacionados com a vida do crente.

Vejamos:


1. Arrependimento. A palavra “arrependimento” significa mudança de mente. Diz respeito à nova disposição do homem para viver segundo a Palavra de Deus e, ao mesmo tempo, rejeitar o pecado. Esse arrependimento, segundo a Bíblia, é fruto da manifestação da bondade de Deus (Rm 2.4).

2. Justificação. É a ação através da qual Deus aceita o pecador, visto que Cristo pagou a pena que era destinada ao homem. Essa aceitação somente se dá por meio da fé do homem na obra de Cristo na cruz do Calvário (Rm 3.21-24).



3. Adoção. Significa que todos os que creram em Jesus são recebidos por Deus como filhos, sob a natureza de adoção (Jo 1.12; Ef 1.5). Agora, nessa condição, os cristãos estão sob os cuidados paternais de Deus (Hb 12.5-11).

4. Santificação. Esse termo se refere à transformação gradativa operada pelo Espírito e que ocorre durante a vida do cristão (Rm 12.2; Hb 10.14). Deve ficar claro, no entanto, que a santificação completa não ocorrerá nestaTerra; antes, será finalizada apenas por ocasião da segunda vinda de Cristo (Jd 24).

Conclusão
O cristão não é apenas alguém que frequenta uma igreja. Antes, sua ida à igreja e seu modo de vida é resultado daquilo que Deus fez.

Segundo o que aprendemos hoje, o crente foi alvo da bondade divina, que o conduziu ao arrependimento. Além disso, foi aceito por Deus e adotado como filho. Finalmente, encontra-se num processo de santificação.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: