Administrando a família com sabedoria


“Houve um homem de Ramataim-Zofim,...Tinha ele duas mulheres...Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló.” (I Samuel 1.1-8)

Como é que anda a Família do 3º Milênio? O que se espera dela? Que esperança há para ela? Onde pode ela buscar orientação segura para não se destruir nestes dias tão difíceis e desagregadores? 

I Samuel 1 poderá nos dar orientações seguras. Diz o texto que havia na cidade de Ramataim-Zofim, um homem que tinha duas esposas. Embora, segundo a Lei de Hamurabi, que foi introduzida na Lei de Moisés, desse oportunidade à poligamia, no entanto, os levitas trabalhavam procurando orientar o povo para não usar mais essa prática. 

No entanto, Elcana o levita, tinha duas preciosas esposas e filhos que amava muito. Era o período dos Juízes e, nada bom.

Um tanto quanto difícil esse período, pois havia certa depravação moral entre os sacerdotes, uma vez que os filhos do Sumo Sacerdote Eli não davam bom testemunho. Não era o caso de Elcana, esposo fiel e dedicado.

Foi nesse ambiente que Elcana estabeleceu uma família aos pés e sob a égide da sua fé em Deus. Foi nesse ambiente que Deus preparava um lar a fim de trazer um homem que mudaria o cenário político e religioso de Israel: Samuel. 

A família de Elcana é um Espelho de Como Se Administrar uma Família em meio a dificuldades:

I – ELCANA ERA CASADO COM ANA, A GRAÇA – Os Valores Espirituais do Lar
Elcana, ou em hebraico, El Kanah que significa “Aquele que Deus possui”, era casado com Ana, ou, em hebraico, Hannah, que significa “Graça”. “Tinha ele duas e mulheres; uma se chamava Ana,”. 

a) A Graça no Lar. O lar do cristão precisa, antes de tudo, ser cheio da graça de Deus. Quando Jesus foi concebido, o anjo Gabriel apareceu a Maria, e lhe disse: “Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.” (Lc 1.30). 

Um lar cheio da Graça de Deus é um lar cheio da plenitude da vida espiritual. Se graça é um favor imerecido logo se supõe que embora não merecedor, o lar de Elcana era abençoado com o prêmio da Graça infinita de Deus.

A presença de Ana no seu lar era a manifestação do que Deus estava e estaria fazendo no seio de sua família. Devemos procurar, antes de tudo, bens espirituais, por exemplo, a plenitude da graça de Deus na nossa família. Ana, Graça no lar de Elcana era a manifestação divina de valores espirituais no coração da família. 

Você tem um lar cheio da Graça? 



II – ELCANA ERA CASADO COM PENINA, A PÉROLA – Os Valores Morais do Evangelho


“Tinha ele duas mulheres...e a outra, Penina.” Peninah, significa Pérola.

Podemos deduzir que Pérola engloba os valores morais de uma família. Uma coisa que vemos aqui é que “Penina tinha filhos;” Os filhos são os tesouros, de uma família. Os filhos, como escreveu o salmista: “Herança do SENHOR são os filhos;” (Sl 127.3a). Elcana procurava desenvolver os Valores Morais que eram a Pérola de Grande Valor.

Jesus em Mt 13.46 nos fala do homem, negociador de boas pérolas que encontra uma de grande valor e abre mão de tudo para comprá-la.

Devemos, como esposos, abrir mão de todas as coisas supérfluas, de somenos importância, para possuirmos aquilo que se constitui num grande valor moral para a nossa família.

Famílias de grandiosos valores morais são preciosas pérolas para Deus, para a Igreja, para o mundo. Você tem um lar que é uma Pérola? Os Valores Morais do Evangelho de Jesus estão presentes e são vividos nele?!!!

III – ELCANA ADMINISTRAVA COM PIEDADE, AMOR, RESPEITO E SABEDORIA A SUA FAMÍLIA

“Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló”.

Elcana desenvolvia os valores espirituais e morais do seu lar através da piedade, do amor, do respeito e da sabedoria para com Deus. Ele não fazia descaso da Casa do Senhor.

Vivemos numa época secularizada, difícil, quando muitos procuram viver uma vida egoísta e fazem descaso do Templo, do Santuário de Deus. Com isso correm o perigo de Eli, o Sumo Sacerdote, cujos filhos se tornaram execráveis e abomináveis diante do Senhor.

O fato de Elcana subir a Siló, uma vez por ano, com a família é porque tinha a intenção o desejo de instruir, orientar, liderar sua família no temor do Senhor, pois “quem não cuida da família tem negado a própria fé”, pregou o Rev. Ricardo Toniolo, no dia 1o de maio no Culto para as famílias.

Conclusão
O seu lar possui os valores espirituais da graça de Deus?
O seu lar possui os valores morais do Evangelho do Senhor Jesus?
O seu lar é administrado com piedade, amor, respeito e sabedoria?

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: