Hino 268 - Redenção


1. Pendurado no madeiro,
Ó Jesus, pudeste, assim,
Destruir meu cativeiro
E provar-me amor sem fim.

    O teu sangue foi vertido,
    Expiraste, ó meu Jesus!
    E ficou por ti cumprido
    Meu resgate sobre a cruz.


2. Neste sangue que verteste,
Purifica-me Senhor!
Foi por mim que Tu morreste:
Sê propício ao pecador!

3. Sê propício aos condenados
A lutar na escuridão
Deste abismo de pecados,
Sob a dor da maldição! Amém.

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é o sacrifício de Jesus na cruz, onde ele derramou o seu sangue e provou o seu amor sem fim pela humanidade, oferecendo a redenção e a propiciação dos pecados.

Teologia do hino: O hino "Pendurado no madeiro" é uma expressão poética da teologia da cruz e da salvação pela graça através da fé em Cristo. A letra destaca o valor do sacrifício de Jesus na cruz, onde ele derramou o seu sangue e ofereceu a redenção e a propiciação dos pecados. A letra também destaca o amor sem fim de Jesus pela humanidade, que o levou a morrer por nós.

Textos bíblicos:
1. "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus." (Romanos 3:23-24)
2. "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8)
3. "Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro." (1 João 2:2)

Metáforas e simbologia:
1. "Pendurado no madeiro" - A cruz é vista como símbolo do sacrifício de Jesus pela humanidade, onde ele derramou o seu sangue e ofereceu a redenção e a propiciação dos pecados.
2. "O teu sangue foi vertido" - O sangue de Jesus é visto como símbolo do seu sacrifício na cruz, que nos redime e nos purifica de nossos pecados.
3. "Sê propício ao pecador" - A propiciação é vista como símbolo da graça de Deus que nos é concedida através do sacrifício de Jesus na cruz, e que nos purifica e nos redime dos nossos pecados.

Aplicação prática: O hino nos convida a reconhecer o valor e a importância do sacrifício de Jesus na cruz na nossa vida espiritual, como símbolo do amor e da redenção que Cristo nos oferece. Na nossa vida cotidiana, isso significa aceitar e confiar em Cristo como nosso Salvador e Senhor, e buscar viver em obediência aos seus ensinamentos. Também significa buscar a purificação e o perdão dos nossos pecados através do sangue de Jesus, e compartilhar com outros o amor e a mensagem da cruz.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de adoração e reflexão sobre a cruz de Cristo, especialmente durante a Semana Santa ou outras épocas litúrgicas que enfatizam a paixão de Cristo. Ele também é apropriado para ser cantado em momentos de consagração pessoal ou de comunhão com Deus, quando buscamos a purificação e o perdão dos nossos pecados. Além disso, pode ser cantado em momentos de evangelização e compartilhamento do amor de Cristo com outras pessoas.

Clique aqui para ver outros hinos

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: