346 - A Ceia do Senhor


1. Não nas mãos, mas em minha alma,
Tomo o corpo de Jesus,
E, em figura, bebo o sangue
Derramado sobre a cruz.

2. Do Senhor, o excelso Mestre,
Comemoro o grande amor,
Proclamando a sua morte
Pelo pobre pecador.

3. Vem Jesus, Senhor bondoso,
Meu espírito instruir,
Para que, nos dois emblemas,
Eu te possa discernir.

4. E permite que hoje eu tenha,
No fruir da salvação,
Com os crentes e contigo
Verdadeira comunhão. Amém.

Ênfase do hino: 
O hino enfatiza a importância da Ceia do Senhor como momento de lembrança do amor de Jesus por nós. Ele destaca a importância da participação espiritual na Ceia do Senhor, não apenas nas mãos, mas na alma. O hino também expressa o desejo de ter uma verdadeira comunhão com Jesus e com os crentes na celebração da Ceia.

Teologia do hino: 
O hino apresenta uma visão teológica da Ceia do Senhor como momento de lembrança do amor de Jesus por nós. Ele enfatiza a importância da participação espiritual na Ceia do Senhor, não apenas física. O hino também destaca a importância da instrução de Jesus para que possamos discernir os emblemas da Ceia e ter uma verdadeira comunhão com ele e com os crentes.

Textos bíblicos:
- Lucas 22:19-20 - "E, tomando um pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós".

- João 6:53-56 - "Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele".

Metáforas e simbologia:
- "Comer a carne e beber o sangue": a metáfora representa a participação espiritual na obra redentora de Cristo.

- "Emblemas": a simbologia representa o pão e o vinho como símbolos da morte de Cristo na cruz.

- "Comunhão": a metáfora representa a união espiritual com Cristo e com os crentes na celebração da Ceia do Senhor.

Aplicação prática: 
O hino nos desafia a valorizar a participação espiritual na Ceia do Senhor, não apenas a participação física. Ele nos incentiva a buscar a instrução de Jesus para discernir os emblemas da Ceia e ter uma verdadeira comunhão com ele e com os crentes. Além disso, o hino expressa o desejo de ter uma verdadeira comunhão com Jesus e com os crentes na celebração da Ceia.

Quando cantar: 
Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de celebração da Mesa do Senhor, em cultos de adoração, ou em momentos de reflexão sobre o amor de Jesus e a sua obra redentora na cruz. Ele também pode ser utilizado em momentos de busca por uma maior participação espiritual na celebração da Ceia e pela comunhão com Cristo e com os crentes.

Clique aqui para ver outros hinos

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: