A prática da oração




De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar... - Lucas 11:1-4 

Muitos pensam que a oração do Pai Nosso é um ritual para ser repetido sem refletir seu significado ou profundeza de cada palavra do Mestre. Mas não! A oração do Pai Nosso é um modelo para a nossa vida de oração!

Veja o que podemos aprender tomando como base a oração do Pai Nosso:

1 - A prática da oração demanda um tempo especifico num lugar separado.
É claro que Deus escuta todas as nossas orações e nada escapa do seu conhecimento. Posso orar por uma pessoa dirigindo o carro ou ainda no trabalho, na escola, onde for... Todavia a prática de oração, de acordo com o exemplo de Jesus, exige um tempo especifico em um lugar separado:

  • “estava Jesus orando em certo lugar” - Lucas 11.4
  • “Mas Jesus se retirava para lugares solitários” - Lucas 5.16; 
  • “naqueles dias Jesus saiu para o monte a fim de orar” - Lucas 6.16; 
  • “Certa vez, Jesus estava orando em particular” - Lucas 9,18; 
  • “Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago” - Lucas 9.28; 
  • “se afastou deles a uma pequena distância, e ajoelhou e começou a orar” - Lucas 22.41. 

Todos estes textos nos mostram a necessidade de ter um tempo e um lugar de oração. A vida agitada, com tantas atividades pode nos roubar essa oportunidade de estarmos em íntima comunhão com Deus. Assim, é importante escolher um lugar em que possamos nos desligar do mundo e ter um tempo de oração. Você tem um lugar para ter um tempo de oração com o Pai?

2 - A prática da oração é um processo a ser aprendido. 
O texto nos diz: ".... estava Jesus orando em certo lugar, quando terminou, um dos seus discípulos, lhe pediu: Senhor ensina-nos a orar." 

Antes de tudo, note que o discípulo não interrompeu a oração de Jesus, pois era um tempo importante. Como judeus, os seus seguidores já tinham o costume de orar, pois aprenderam com os lideres religiosos da época. Todavia era uma oração que mais parecia um ritual baseado em regras e condutas.

Mas na vida de Jesus, a oração era um processo de relacionamento com o Pai. Era um diálogo baseado na pessoa de Deus e não aquela oração utilitarista que só é feita quando se precisa de algo para o momento. Para Jesus, oração era relacionamento com o Pai. Precisamos aprender que oração envolve relacionamento, intimidade com Deus.



3 - A prática da oração revela quem Deus é e o Reino que Ele quer implantar em minha vida. 
O termo “santificado seja o teu nome” nos remete a figura do trono de Deus. Essa mesma ideia pode ser encontrada por toda a Bíblia, por exemplo, em Isaías 6 e Apocalipse 4.8 onde os seres viventes proclamavam de dia e de noite, sem descanso “Santo,Santo,Santo é o Senhor Deus...”.

Quando nos deparamos com a Santidade de Deus somos constrangidos a buscar a implantação do Seu Reino em nossa vida. "Venha o teu reino" nada mais é do que fazer a vontade de Deus, é uma busca para agradar aquele que é Santo submetendo-se a Sua vontade. É deixar de realizar a minha vontade para fazer o que Deus quer.

Não podemos esquecer que essa realidade se completará na eternidade, mas inicia quando recebo Jesus como Senhor e Salvador da minha vida. 

4 - A prática da oração revela o agir de Deus nas mínimas coisas. 
A ideia do “pão nosso cotidiano” nos leva a compreender o cuidado de Deus com as mínimas coisas. É maravilhoso olhar para a história da nossa vida e ver como Deus cuida de nós.

Quando nos aproximamos de Deus conseguimos ver esse cuidado. Por outro lado, para a pessoa que não tem intimidade com Deus os acontecimentos são apenas coincidência. Mas para o discípulo de Jesus cada detalhe é uma prova do amor e cuidado de Deus.

5 - A prática da oração revela quem nós somos. 
Quanto maior é a nossa intimidade com Deus, maior será a nossa convicção de pecado, como aconteceu com Isaías quando estava na presença de Deus:
“....então disse eu: Ai de mim estou perdido! Sou homem de lábios impuros, e habito num povo de impuros lábios e os meus olhos viram o Rei” - Isaías 6.5 
A pratica da oração nos leva a reconhecer a nossa real situação e a buscar o perdão de Deus. Uma vez que desfrutamos desse perdão, podemos em seguida ministrar perdão àquelas pessoas que nos decepcionam. Por outro lado, a falta da oração nos leva a dizer que o problema é sempre o outro. 

6 - A prática da oração nos revela os perigos que nos cercam.
“Não nos deixe cair em tentação”. No relato de Lucas, neste ponto, surge uma grande tensão que é o resultado da decisão dos lideres religiosos de matarem a Jesus. Assim, o final do capítulo 11 revela a grande adversidade que Jesus e seus discípulos enfrentarão.

É confortador saber que temos a proteção de Deus em meio aos problemas e dificuldades da vida. Você já parou para refletir que nos momentos de maiores adversidades da nossa vida podemos pedir a proteção de Deus? Como é bom saber que Ele está ao nosso lado para cuidar de nós!

Para pensar
Em sua vida, você tem um tempo de oração em um lugar especifico? O que a santidade de Deus nos revela? Como vai a sua pratica de oração? O que pode ser feito pra melhorar o relacionamento de oração com Deus?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: