Membro da Igreja; membro do céu


O que significa ser membro de uma igreja? Diante do relativismo dos dias modernos, parece que esta pergunta, que deveria ser respondida de maneira firme e direta, torna-se alvo de uma resposta vaga.

Basta observar o comportamento das pessoas e o nível de compromisso delas com suas respectivas igrejas que podemos deduzir que ser membro de uma igreja já não é mais algo tão importante.

Ser membro de uma igreja é uma grande responsabilidade. É assumir oficialmente que se crê em Jesus como Salvador e Senhor, na sua Palavra e se comprometer com a igreja, entendendo que nela se encontra um ambiente propício para o envolvimento.

Este último aspecto é muito importante porque a Bíblia não dá base para crente sem igreja, pelo contrário, enxerga isso como uma fraqueza (Hebreus 10.25). 

Ser membro da igreja não é frequentá-la apenas nas datas festivas. Também não é só assistir tudo passivamente.



É se comprometer financeiramente, fortalecer os trabalhos com a frequência, se envolver no Reino de Deus com alegria.

Porém, se o membro da igreja não pratica essa realidade, então não entendeu o que é ser membro, nem o que é igreja, e será também que entendeu também a vontade Deus? 

Todo membro da Igreja Presbiteriana do Brasil tem direitos e deveres.

Os direitos são: ser votado para um cargo eletivo; tomar parte da Santa Ceia; apresentar seus filhos ou menores sob a sua guarda ao Batismo.

Os deveres são: viver de acordo com a doutrina e prática da Escritura Sagrada; honrar e propagar o Evangelho pela vida e pela palavra; sustentar a Igreja e as suas instituições, moral e financeiramente; obedecer as autoridades da Igreja, enquanto estas permanecerem fiéis às Sagradas Escrituras; participar dos trabalhos e reuniões da sua Igreja, inclusive assembleias. 

Note que, diante do que foi exposto, ser membro da igreja não é apenas ter o nome em uma lista do computador, impressa quando há assembleias. Não é esse tipo de membro que uma igreja procura.

Procura aqueles que, sendo membros da igreja, são em primeiro lugar membros do céu, têm seu nome inscrito no Livro da Vida e expressam, aqui na vida terrena, na igreja, essa realidade de compromisso. 

E a sua situação, qual tem sido? Ela reflete na igreja o compromisso que você tem com Deus? 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: