Hino 59 - Gratidão

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Ao Deus eterno, Criador,
Mil graças tributemos
Por tantos anos de labor
No pátrio lar que temos.

Ao Deus eterno, Criador,
Ao Deus da Redenção,
Por tantos anos de labor,
A nossa gratidão!

2. Provaste, ó Deus, o teu amor
A nós, os brasileiros,
Na voz tão plena de fervor
Dos grandes pioneiros

3. Por toda a parte, ó Redentor,
Agora é anunciado
Teu nome ao pobre pecador
Que jaz no vil pecado.

4. Que grandes coisas, ó Senhor,
A todos nós legaste!
São provas desse grande amor
Com que tu nos amaste. Amém.

Ênfase do hino
O hino 59, "Gratidão", expressa a gratidão e o reconhecimento pelo trabalho realizado em benefício do povo e do país. Ele celebra o amor de Deus pelos brasileiros e agradece pelas bênçãos que Ele concedeu ao longo dos anos. O hino também reconhece o importante papel dos pioneiros e a expansão do evangelho a todos os cantos do país.

Textos bíblicos
O hino baseia-se em várias passagens bíblicas, como:

Salmos 136.1: "Dai graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre."

1 Tessalonicenses 5.18: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

Colossenses 3.17: "E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."

Teologia do hino
A teologia do hino 59 enfatiza a gratidão e o reconhecimento pelo amor de Deus, que se manifesta em bênçãos e cuidado para com seu povo. Ele também destaca a importância do trabalho e do compromisso na propagação do evangelho e na edificação do reino de Deus, em agradecimento pelo amor e misericórdia divinos.

Aplicação prática
A mensagem do hino nos lembra da importância de sermos gratos a Deus por todas as bênçãos que Ele nos concede e de trabalharmos juntos para a expansão do evangelho e a edificação da Igreja. Ele nos encoraja a agradecer a Deus pelo trabalho dos pioneiros e a nos comprometermos com o serviço no reino de Deus.

Quando cantar
O hino 59, "Gratidão", é apropriado para várias ocasiões e eventos, tais como:

  • Cultos de adoração e louvor, onde os crentes se reúnem para agradecer e glorificar a Deus por suas bênçãos e trabalho realizado.
  • Celebrações de ação de graças, quando as comunidades se reúnem para agradecer a Deus pelo cuidado e provisão recebidos.
  • Momentos de reflexão sobre a história da Igreja e o legado deixado pelos pioneiros na propagação do evangelho e na edificação do reino de Deus.
  • Estudos bíblicos ou sermões que enfatizem a gratidão, o compromisso com o serviço no reino de Deus e a importância de trabalhar juntos para a expansão do evangelho.

História
Pastor presbiteriano, professor, compositor regente, organista, escritor e poeta, o Rev. Renato Ribeiro dos Santos tem lugar de destaque em nossa Música Sacra. Nasceu a 3 de dezembro de 1898, em Brotas, SP.

Desde a infância demonstrou talento para a música. Estudou em Dois Córregos, Campinas e São Paulo, completando cursos superiores de Música e Teologia. Pastoreou igrejas rurais e em cidades maiores: Rio Claro, São Carlos, Catanduva, São Paulo, Santos, Santa Bárbara d'Oeste e Vitória. 

Nesses locais organizou coros e desenvolveu o canto congregacional. Em Santos organizou o "Coral Unido", formado por cantores de diversas denominações, para cantarem programas radiofônicos. 

Foi responsável pela Seção "Hinologia e Educação Religiosa" do periódico "O Puritano". Deixou-nos cerca de oitenta composições: obras para piano, bastante difundidas (algumas transcritas para orquestra), música sacra, cerca de trinta hinos publicados por Norah Buyers na Coleção "Música Sacra Brasileira" em 1968. Diversos figuram neste hinário. 

Este hino de gratidão foi composto para o centenário da Igreja Presbiteriana do Brasil e se refere ao lema "um ano de gratidão por um século de bênção - 1959".

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: